Barueri celebra o Dia Internacional da Língua de Sinais

- 22 de setembro de 2022

Sexta-feira (23 de setembro) é o Dia Internacional da Língua de Sinais e Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), é referência em romper com as barreiras da comunicação e assume o compromisso de promover a inclusão para a pessoas com deficiência auditiva no município.

O Dia Internacional da Língua de Sinais é celebrado em 23 de setembro em homenagem ao dia da Federação Mundial dos Surdos, criada em 1951. Vale lembrar também que no próximo dia 26 (segunda-feira) é comemorado o Dia Nacional do Surdo, datas que marcam as conquistas e o apoio essencial a essa comunidade.

Oficina de Libras
Um dos grandes diferenciais de Barueri está em levar a Língua Brasileira de Sinais para mais pessoas saberem a sua importância. Isso acontece através da oferta das Oficinas gratuitas de Libras pela SDPD.

“Quando conversei pela primeira vez em Libras com uma colega, eu disse em sinais que estou aprendendo Libras, ela ficou muito emocionada e feliz. Viramos amigas”, conta a ex-aluna da Oficina de Libras, Aparecida Lima, ao relatar que ficava incomodada com o isolamento da colega de academia que era surda. “O curso é maravilhoso, a gente percebe que é possível se comunicar”, elogia.

Comunicação inclusiva
Ficar bem-informado é um direito de todos. Além do cidadão contar com a plataforma VLibras, que traduz o conteúdo do site da Prefeitura para Libras, os vídeos produzidos pela equipe de audiovisual da Secretaria de Comunicação contam com a intérprete de Libras, Regiane Cristina de Oliveira, que traduz as notícias da cidade para pessoas com surdez. Uma missão na qual se orgulha e se encanta cada vez mais.

“Cada sinal tem uma história, um porquê, e isso é encantador. Libras é mais que um meio de comunicação, aproxima o surdo do mundo do qual ele tem direito”, conta Regiane, que acredita que pra se comunicar basta ter empatia. “Se você conhecer um surdo mesmo sem saber Libras, basta dar um sorriso, você pode ter certeza de que ele encontrará uma maneira de te ajudar a se comunicar com ele”, diz a intérprete.

Central de Libras
Recentemente implantado no município, a plataforma on-line da Central de Libras ICOM Libras (aplicativo disponível para download distribuído em 200 pontos da cidade), dispõe de tecnologia para facilitar a comunicação em Libras por meio de uma videochamada.

Para a moradora Andreza Borges Estevez Batista, 29 anos, a ferramenta foi um grande avanço. Ela, que procurou o Departamento de Empregabilidade da SDPD para ser encaminhada a vagas de emprego, contou com esse recurso para fazer a sua primeira entrevista.

“Tudo em Barueri é muito bom, eu sempre uso os serviços, a cidade se preocupa com a inclusão. O ICOM a gente encontra em vários locais da cidade. Já usei quando fui ao hospital. Antes era mais difícil se comunicar. Tudo isso é uma transformação na forma de olhar para o surdo”, relata Andreza.

Identidade e cultura
Quando falamos da comunidade surda é importante considerar que não se trata apenas de pessoas que tiveram uma perda auditiva. São indivíduos que experimentam o mundo de forma diferente do ouvinte. Portanto, a surdez também é uma questão de identidade cultural e a Língua de Sinais é parte fundamental disso, sendo reconhecida como uma língua própria, que tem escrita e estrutura gramatical. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais só foi legitimada em 2002, pela Lei de número 10.436, e regulamentada pelo decreto 5.626 em 2005.

Para saber mais sobre todos os serviços disponíveis para pessoa com deficiência, entre em contato com a SDPD. A Secretaria fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175, no Jardim Belval. Há também o e-mail: sdpd.faleconosco@barueri.sp.gov.br.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp