Temp

Campanha de castração realiza 518 atendimentos de animais domésticos

- 23 de agosto de 2019

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto, o município realizou a campanha de castração de cães e gatos no Parque Municipal. Coordenado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SEMA), o evento realizou a castração de 518 animais domésticos.

Foram 301 caninos, divididos em 116 machos e 185 fêmeas. Já no caso dos felinos foram 217 atendimentos, sendo de 68 machos e 149 fêmeas. O número de faltas chegou a 102, 16% do total. Todos os atendidos realizaram agendamentos durante a abertura das vagas iniciada no dia 8 agosto. 

Os objetivos da campanha são reduzir a população de cães abandonados nas ruas de Barueri, pois parte das vagas foi direcionada a estes animais em situação de risco, diminuir acidentes envolvendo os próprios bichos, controlar a transmissão de doenças e aumentar a qualidade de vida destes cães e gatos, pois o procedimento diminui as probabilidades de surgimento de câncer de mama e de útero nas fêmeas e de próstata nos machos (se não houver fator genético e da idade). 

Lembrando que o uso de anticoncepcionais nas fêmeas pode causar o desenvolvimento de piometra (infecção bacteriana uterina) e de tumores mamários nos animais. A castração é o método mais recomendado para evitar tais enfermidades. 

A médica veterinária Eveline de Oliveira Pascoaline comentou que os animais a serem castrados nesta edição estavam mais aptos ao procedimento. “Notei bastante que os animais estão em melhores condições. Os animais que não estiveram aptos para a cirurgia, desta vez foram um número muito reduzido, quase insignificante, em relação às campanhas anteriores As pessoas estão tendo consciência de que tem de trazer o animal bem e saudável”, relatou enquanto avaliava os bichos.    

Os munícipes que fizeram o agendamento e levaram seus animais para serem castrados elogiaram a iniciativa, um exemplo disso é a protetora de animais Lucilene Marcelina de Melo Junior. “Acho tudo de bom, é um apoio muito grande para os protetores, para os munícipes e para os animais”, comentou a ativista.

Temp Temp