Semurb realiza cerimônia em homenagem às vítimas de trânsito
- 28 de novembro de 2024
Na tarde de segunda-feira, dia 18 de novembro, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri realizou uma cerimônia de plantio de flores para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado tradicionalmente no terceiro domingo deste mês. As flores escolhidas foram as kalanchoes amarelas, que, como têm essa coloração, representam a advertência e a atenção no trânsito.
Neste ano, a homenagem às vítimas de trânsito aconteceu na alça de acesso da Ponte Antônio M. Arantes, com a presença de familiares das vítimas, agentes da Semurb e de autoridades locais, como o coronel Celso Aparecido Monari, secretário da pasta. Ele disse, na ocasião, que o município e a sociedade de modo geral não podem tolerar mortes no trânsito.
“Esta ação é para lembrarmos de que é sempre possível fazermos mais, educar mais as pessoas, ter um comportamento mais pacífico. O comprometimento dos agentes é esse, de fazer mais, no sentido da prevenção e de se colocar em locais onde as pessoas os vejam para lembrá-las das regras. Este dia é um momento de reflexão e de rezarmos pela memória das almas, que infelizmente tombaram no trânsito”. Destacou Monari.
O secretário também falou que todo sinistro que ocorre na cidade é estudado para verificar o que deixou de ser feito e o que pode ser melhorado. “Nós (da Semurb) temos reduzido a velocidade das vias, colocado lombada, refeito a sinalização, tudo para evitar qualquer morte no trânsito. Nosso objetivo é sempre salvar vidas e reduzir o sinistro de todas as formas possíveis, aumentando a fluidez e garantindo que as pessoas possam ir e vir em paz de seus compromissos”, declarou.
Preservando vidas
Joyce Fazolin da Silva Matos, superintendente do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da Semurb, explicou que este ano foram plantadas 23 mudas de flores, que representam as 23 vidas perdidas em acidentes de trânsito no município de Barueri no ano de 2023.
“Toda morte no trânsito é inaceitável porque é uma morte prematura e poderia, em 95% dos casos, ser evitada se tivesse o cuidado, a responsabilidade. 95% dos sinistros de trânsito, então, são decorrentes de infrações à legislação. Nós temos um trabalho muito efetivo de levar a conscientização para os usuários das vias. Esses sinistros são uma dura realidade em todo o mundo, no Brasil e em Barueri”, relembrou Joyce.
A ação deste ano contou com a presença de um familiar das vítimas fatais de sinistro de trânsito, que ocorreu no ano passado no Jardim Califórnia. Joyce informou que o acidente ocorreu quando um ônibus supostamente perdeu os freios. “A dona Maria Aparecida não teve nenhum envolvimento e nenhuma culpa no ocorrido, assim como diversos sinistros de trânsito que ocorrem e têm vítimas fatais. São sonhos interrompidos, famílias que ficam com essa dor e aí, para que outras famílias não sofram essa perda, essa dor, nós fazemos essa homenagem e pedimos responsabilidade no trânsito”, declarou.
Entre 2022 e 2023 a Semurb constatou que houve um aumento de quase 10% nos sinistros de trânsito. Felizmente, em 2024, houve um decréscimo de quase 50%. “Com esses dados, podemos dizer que o trabalho da Prefeitura, seja pela frente operacional, de engenharia ou de educação, é efetivo e constante no município. Fazemos periodicamente reuniões de prevenção desses acidentes, nas quais cada departamento expõe o que está sendo feito para elaborarmos um plano de ação conjunta, tudo com vistas à segurança de todos”, finaliza a superintendente.
Sobre a mobilização
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi criado em 1993 pela RoadPeace, uma organização social do Reino Unido. A mobilização teve apoio inicial da Federação Europeia e de várias outras organizações parceiras. Foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 26 de outubro de 2005. Chegou ao Brasil em 2007, por iniciativa da ONG Trânsito Amigo, e a partir daí entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) realizam ações em diversos estados brasileiros.