Vacina contra vírus sincicial chega a Barueri; aplicação começa neste sábado (6)
- 05 de dezembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp.
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) chega a Barueri nesta sexta-feira (5), e a aplicação começa no sábado (6) na UBS Cleuso, das 8h às 17h.
- O imunizante é destinado exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os recém-nascidos contra bronquiolite e reduzir hospitalizações.
- A entrega faz parte da distribuição nacional do Ministério da Saúde, que enviou o primeiro lote para todos os estados e autorizou o início imediato da vacinação.
A população de Barueri passa a contar com a vacina que protege recém-nascidos contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite no país. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que o município receberá nesta sexta-feira (5) um total de 1.360 doses do imunizante, que será aplicado exclusivamente em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, conforme determinação do Ministério da Saúde.
A aplicação da vacina começará neste sábado (6) na UBS Cleuso de Oliveira, localizada na Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 463, Jardim Belval, das 8h às 17h. Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão da gestante ou o cartão de pré-natal.
A imunização em Barueri começa no mesmo dia em que todo o estado de São Paulo inicia a oferta da vacina, após a distribuição nacional organizada pelo Ministério da Saúde. Na última terça-feira (2), o governo federal enviou o primeiro lote, com 673 mil doses, para todos os estados e o Distrito Federal.
Saiba mais
O imunizante passou a integrar o SUS com o objetivo de reduzir internações e complicações respiratórias em recém-nascidos, sobretudo durante os primeiros meses de vida. O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos.
Somente em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por VSR, sendo 82,5% deles em crianças com menos de dois anos. Como não existe tratamento específico para a bronquiolite, apenas manejo dos sintomas, como hidratação, suplementação de oxigênio e uso de broncodilatadores, e a prevenção é considerada a melhor estratégia.
Estudos clínicos reforçam a importância da vacinação materna. Entre eles, o Estudo Matisse, que demonstrou eficácia de 81,8% na prevenção de quadros respiratórios graves nos primeiros três meses de vida dos bebês.
O Ministério da Saúde também orienta que a dose contra o VSR pode ser administrada junto às vacinas de influenza e covid-19, caso seja necessário atualizar o calendário durante o pré-natal.
A Secretaria de Saúde de Barueri, com foco no cuidado integral à saúde infantil, recomenda que todas as gestantes aptas procurem a UBS neste sábado para assegurar a proteção dos bebês antes mesmo do nascimento.
