Curso de pintura em tela no Parque Dom José inspira e emociona

- 02 de agosto de 2018

Quem passou pelo Parque Dom José na noite de sexta-feira (27 de julho) e viu as lindas telas em exposição na concha acústica nem podia imaginar que foram pintadas naquela mesma semana por pessoas que, até outro dia, nunca tinham chegado perto de um pincel.

Na ocasião aconteceu o encerramento do curso ofertado gratuitamente pelo artista plástico Rugêr Millar em parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). De 23 a 27 de julho, 20 pessoas frequentaram as aulas no Parque e pintaram suas próprias obras de arte.

“É uma alegria muito grande dar esse curso. Nós o fizemos com o objetivo, simplesmente, de agrupar seres humanos, pessoas, isso que é o mais interessante do curso, porque ele mexe com a área biológica, mexe com a área sociológica, mexe com as áreas psicológica e espiritual e isso muito me alegra, porque nós somos seres humanos assim, nós temos áreas, e esse curso consegue abranger”, expressou o artista, que pinta desde os 7 anos de idade.

O encerramento foi tomado por muita emoção e demonstrações de gratidão. O curso incluiu pessoas de diversas faixas etárias, desde adolescentes até a melhor idade. Na sexta-feira, Millar homenageou um aluno por vez para entregar seu certificado de participação e deixou que cada um falasse o que a oportunidade significou.

A advogada Maria Angela Faria Lopes se surpreendeu com o que a oficina proporcionou a ela, que confessou nunca ter feito nada com relação a arte antes. “Fiquei um pouco entusiasmada, gostaria de ver o que ia dar e resolvi me inscrever, mas não tinha muita expectativa porque, se eu não sei desenhar, como é que eu vou pintar? De repente eu fiz um quadro, uma pintura e eu fiquei deslumbrada, fiquei de um jeito que tudo o que eu olho imagino como eu vou pintar aquilo. Estou muito entusiasmada, muito grata a isso que eu aprendi e não vejo a hora de comprar umas telas e umas tintas e começar a pintar”, conta.

Para a aluna, esse não foi um curso qualquer e toda a riqueza da experiência se deu graças ao talento do professor. “Esse Rugêr Millar não é só um mestre, é um incentivador, é um motivador, é uma pessoa que doa amor, é um ser humano muito especial. Parece que ele transmite alguma coisa pra você além da arte”, elogia Maria Angela.

Sobre o artista
Rugêr Millar nasceu em 15 de outubro de 1953. Artista plástico e paisagista autodidata, começou a pintar aos 5 anos e nunca mais parou, sempre vivendo das artes. A vocação, segundo conta, nasceu no interior de Manaus, de onde tirou inspiração de suas próprias vivências e descobertas, não sendo influenciado por nenhum artista em particular. Muito querido e conhecido em toda região, morou em Barueri durante seis anos e atualmente reside em Santana de Parnaíba. É dele o mural gigante pintado no Ganha Tempo Municipal, do qual diz ter muito orgulho. Embora já tenha passado pelo abstrato e o surrealismo, é nas paisagens que decidiu manter seu pincel, já que, conforme afirma, “a natureza fala com a gente”.

Temp Temp Temp Temp Temp