Biodiversidade

O Departamento Técnico de Biodiversidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri tem como foco proteger as espécies de fauna e flora do município, visando a segurança ambiental e a qualidade de vida da população.

Os biólogos, engenheiros florestais, veterinários e os diversos profissionais ambientais, realizam o planejamento estratégico de ações de proteção à mata nativa, o planejamento da arborização urbana e a proteção dos animais silvestres e domésticos.

Plano Municipal de Mata Atlântica

Barueri, como dezenas de outros municípios, está localizado dentro de regiões de Mata Atlântica. Especificamente, a cidade está situada na área da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, no domínio da Floresta Ombrófila Densa.

Dados do Instituto Florestal, de 2020, revelam que Barueri possui 18,6% de cobertura florestal nativa, ou seja, 1189 hectares (11.890.000 m²). Apesar dos números parecerem pequenos, o que resta de Mata Atlântica na região tem grande importância para todos.

Por isso, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (SEMA) elaborou o Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), com o objetivo de preservar os remanescentes florestais da cidade.

“Diagnosticar a situação ambiental da cidade, [...] para permitir a elaboração de políticas públicas relacionadas à proteção, regeneração e aumento da biodiversidade local. Dessa forma [o PMMA], é de extrema importância à elaboração de estratégias para ampliar as áreas naturais protegidas e os espaços verdes urbanos. ”

A importância da preservação dos fragmentos de Mata Atlântica não é somente por sua beleza, mas também para evitar que se afete a vida de grande parte da população brasileira, que vive na área original desse ecossistema e se suprem dos serviços ambientais.

Além de regular o fluxo dos recursos hídricos, a vegetação é essencial para o controle do clima e a estabilidade das encostas; conservação da biodiversidade da flora e fauna, muitas delas endêmica ou de ocorrência restrita.

A destruição desse ecossistema leva espécies de animais brasileiros à ameaça de extinção. Por exemplo, das 202 espécies ameaçadas no Brasil, 171 são originários da Mata Atlântica.

A preservação de nosso ambiente não depende somente das leis que tramitam no Congresso, mas, essencialmente, de ação municipal e dos cidadãos brasileiros no pleno exercício de sua cidadania. Para que esse exercício seja eficaz, torna-se fundamental levar o indivíduo à conscientização da importância da conservação desse ambiente, desenvolver uma visão crítica frente às suas próprias atitudes e, finalmente, despertar o dever de cidadão quanto à fiscalização no cumprimento das leis existentes.

Os principais remanescentes de vegetação nativa de Mata Atlântica de Barueri estão localizados no Bairro dos Altos, Jd. Califórnia, Aldeia da Serra e Áreas Militar (veja o mapa). Composto por vegetação de capoeira, assim entendido como sendo vegetação secundária resultante da exploração ou alteração de uma mata primitiva, apresenta grande importância paisagística e biológica para região.

Nesse sentido, em 2018, após audiência pública e aprovação do plano, foi publicada a Lei Complementar nº 430/2018  a qual “Dispõe sobre a criação da categoria de unidade de conservação – ARIE – Área de relevante interesse ecológico, nos limites do território do município de Barueri, e dá outras providências”.

A ARIE é considerada uma categoria de Unidade de Conservação prevista na Lei Federal nº 9985/2000 e, geralmente, apresentam pequenas extensões e abrigam exemplares raros e importantes da flora e fauna local. O objetivo é manter as funções do ecossistema e compatibilizar sua preservação com o desenvolvimento urbano local. 

Assim, com objetivo de divulgar a todos os cidadãos, de forma simples e agradável, a situação ambiental de Barueri, tornando acessíveis os dados relativos à Mata Atlântica no município, foi elaborada uma revista intitulada “Barueri e a Mata Atlântica“

Arborização urbana

Devido ao acelerado processo de urbanização ocorrido nos últimos séculos em nosso país, os conflitos gerados pela conquista de espaço provocaram e causam até hoje intensa devastação da mata, consequência da instalação de diversos equipamentos urbanos.

Neste sentido, a arborização urbana torna-se um serviço essencial, pois permite unir os ganhos ambientais e o desenvolvimento urbano, promovendo melhorias do microclima, na qualidade de vida, na estética e na valorização das propriedades.

O plantio de árvores, principalmente em áreas urbanas, é de extrema importância por vários motivos, dos quais podemos destacar:

  • Redução da poluição por meio de processos de oxigenação introdução de excesso de oxigênio na atmosfera;
  • Purificação do ar por depuração bacteriana e de outros microrganismos;
  • Ação purificadora por reciclagem de gases em processos fotossintéticos; 
  • Ação purificadora por fixação de gases tóxicos;
  • Ação purificadora por fixação de poeiras e materiais residuais;
  • Filtra a radiação solar e suaviza as temperaturas extremas;
  • Enriquecimento da umidade por meio da transpiração da fitomassa (300 450 ml de água/m² de área);
  • Contribui para conservar a umidade dos solos, atenuando sua temperatura;
  • Redução na velocidade dos ventos;
  • Mantém a permeabilidade e a fertilidade do solo;
  • Diminui o escoamento superficial em áreas impermeabilizadas;
  • Abrigo à fauna existente;
  • Influência no balanço hídrico;
  • Amortecimento dos ruídos de fundo sonoro contínuo e descontínuo de caráter estridente, ocorrente nas grandes cidades;
  • Transmite bem-estar psicológico, em calçadas e passeios;
  • Quebra da monotonia da paisagem das cidades, causada pelos grandes complexos de edificações;
  • Valorização visual e ornamental do espaço urbano;
  • Caracterização e sinalização de espaços, constituindo-se em um elemento de interação entre as atividades humanas e o meio ambiente.

Os vários benefícios da arborização urbana estão relacionados à qualidade do seu planejamento, sua extensão e a escolha de espécies adequadas as condições de plantio em meio as edificações e seus entornos (calçadas, marquises, ruas).

Tendo em vista esta questão foi elaborado o Plano Municipal de Arborização Urbana, que visa realizar um inventário dos exemplares arbóreos do município, a identificação das árvores que necessitam de manutenção e os locais adequados para plantio.

Ainda sobre esta questão, o departamento elaborou o Guia de Arborização Urbana contendo informações para realização do plantio de forma adequada.

Na figura a seguir são apresentadas as espécies arbóreas predominantes nas calçadas e áreas públicas de Barueri.

Inserir imagem “Espécies arbores prdominantes em área publica”

Animais de Barueri

Com o objetivo de promover sua preservação, fornecendo informações sobre a fauna e a suscetibilidade a impactos antropogênicos, subsidiando estudos de impactos de vizinhança, EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), bem como obter dados sobre comportamento, alimentação e demais situações, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente divulga uma lista das espécies de aves encontradas no município. Lista Fauna Barueri 2018