Temp

Números de atendimentos da Saúde de Barueri no último quadrimestre surpreendem

- 04 de junho de 2018

Apenas nesse primeiro quadrimestre de 2018, o Ambulatório de Especialidades de Barueri realizou mais de 463 mil atendimentos. O equipamento conta com 24 especialistas. Já com relação às internações, HMB, Maternidade e PSs Adulto e Infantil acumulam um total de 10.582, enquanto as 16 UBSs realizaram mais de 743 mil consultas e procedimentos. Os mesmos atendimentos nos Prontos-Socorros passam de 2,2 milhões somente no período mencionado.

Ainda com relação aos PSs, o levantamento mostra que, somente no PS Infantil, 54% foi destinado a moradores de Barueri, enquanto 46% foram dispensados a moradores das cidades da região. No PS Adulto, esses números saltam para 61% a munícipes e 39% a outros municípios.

A Vigilância em Saúde também apresentou detalhes das atividades realizadas no período. Dentre elas, chamou atenção a imunização referente à febre amarela, que atingiu a quantidade de 142.305 vacinas aplicadas. Quando o assunto é a vacina da gripe, ainda em campanha, até o dia 30 de abril o município já havia atingido quase 26% da meta.

Audiência pública
Esses e outros números referentes a todos os setores ligados à Secretaria de Saúde de Barueri foram expostos durante Audiência Pública, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (dia 30 de maio). Essa foi a primeira reunião dessa natureza desde que o secretário Jorge Salomão assumiu a pasta, em março deste ano.

Os dados foram apresentados pela coordenadora de Saúde, Adriana Poladian, e acompanhados por uma sala lotada por profissionais da área, membros dos Conselhos Municipais e Locais de Saúde, cidadãos, dentre outros, afinal, o convite para a audiência é aberto a todos os interessados.

Para o exercício financeiro de 2018, a Lei 2.570, de 20 de outubro de 2017, estimou a receita da despesa do município para a Saúde em R$668,451 milhões, obedecendo à Lei Complementar nº141, de 13 de janeiro de 2012, que destina 15% da arrecadação dos impostos para este fim.

Informações detalhadas sobre os gastos com cada setor e serviço foram expostos durante a apresentação. Barueri possui 32 equipamentos de saúde, sendo uma Central de Regulação, três Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), um Ambulatório de Especialidades, duas Policlínicas, um Serviço de Atendimento Especializado (SAE), um Hospital Geral (HMB), uma Maternidade, um Pronto-Socorro Infantil, um Pronto-Socorro Especializado, três Prontos-Socorros Gerais e uma Residência Terapêutica.

A quantidade de recursos solicitados e atendidos, o número de exames realizados, as atividades desempenhadas pelas ambulâncias, o conteúdo do que chega às ouvidorias do município e da saúde, o levantamento sobre o trabalho de prevenção da mortalidade infantil e materna, dentre outros, também foram expostos e explicados durante a reunião. O Secretário de Saúde, Jorge Salomão, respondeu às perguntas e encerrou a audiência, agradecendo a presença de todos.

Temp