Temp

Castração de pets atende 740 animais

- 11 de agosto de 2021

De 2 a 6 de agosto o mutirão de castração de pets atendeu 740 animais no parque Dom José. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), realizou a esterilização de 210 felinos e 250 caninos fêmeas e de 129 caninos e 151 felinos machos.

Infelizmente oo absenteísmo também foi grande: a equipe contabilizou um total de 160 faltas, o que representa 17,7% de todas as marcações.

Para a protetora de animais Marcela Corrêa Bernardino, que levou 10 cães e quatro gatos resgatados na ocasião e que, graças a isso, agora possuem tutores, a castração é um ato de amor. "É importantíssimo! A castração é o ato mais importante de amor que o ser humano tem pelo seu animal. Eu acho que a Prefeitura é muito assertiva nessa questão aqui em Barueri, de fazer esse trabalho preventivo", elogia a ativista da causa animal.

Já para Wellington Conceição Farias, tutor da Kira, a ação facilita muito a vida de quem ama os pets, pois é um procedimento custoso e difícil de arcar. "Por mais que existam clínicas veterinárias que tenham preços mais acessíveis e até se preocupem mesmo com o bem-estar animal, é uma situação muito complicada dar toda a atenção que é necessária e conseguir bancar o valor para fazer a castração e todos esses procedimentos. Essa iniciativa ajuda quem ama os animais, sabe da importância deles, de estarem em casa e darmos uma boa vida a eles", comenta o munícipe.

O biólogo Marco Antônio de Oliveira (Bidu), à frente da Sema, comenta sobre o número de vagas abertas pelo serviço periodicamente, que ele considera excelente e que ainda vai melhorar. “Apesar de 3.300 castrações por ano ser um bom quantitativo, principalmente devido a consistência de disponibilização de vagas conseguida desde 2017, percebemos a necessidade de aumentar essas vagas. Isso é importante porque vemos que a população está consciente de sua responsabilidade, pois a castração é uma ação primordial de guarda responsável”, ressalta Bidu.

 

Temp Temp