Temp

Grupo Tático de Motos: Patrulhamento, mobilidade e mais agilidade no combate ao crime

- 13 de novembro de 2018

Desde que foi criado em setembro de 2008, o Grupo Tático de Motos (GTM) compõe o serviço especializado da Guarda Municipal de Barueri e já possibilitou diversas apreensões no município. “Em São Paulo, somos os pioneiros no patrulhamento tático com motocicletas. Realizamos um policiamento ostensivo e preventivo de apoio às Companhias, chegando com mais rapidez nas ocorrências”, explica o Subinspetor Edyvandro de Souza Silva. 

Adotadas para contribuir com as forças de segurança pública na redução dos índices de criminalidade, as motocicletas são altamente equipadas e de cilindrada e cavalaria avançadas, possibilitando mais velocidade e manobras específicas como subir e descer escadas, o que é necessário em algumas perseguições.   

De acordo com o inspetor Marcos de Andrade Moreno, que lidera as equipes especializadas da GCMB, para integrar a equipe do GTM, além de destreza na pilotagem, o guarda passa por uma série de treinamentos específicos como o de escolta de autoridades. “Nossos agentes participaram de um curso intensivo realizado pela Polícia do Exército, que é referência no setor. Ao total foram 40 dias de treinamento prático e teórico”, concluiu o inspetor.  

Equipe especializada 

Além do Grupo Tático de Motos, a equipe especializada da Guarda Civil Municipal de Barueri conta a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e o recém-formado Patrulhamento Tático Feminino, composto apenas por mulheres. Este trabalho, somado à tecnologia (monitoramento) e ao planejamento estratégico, resulta diretamente na diminuição das ocorrências criminais na cidade. 

Dados da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo) mostram que a quantidade dos principais delitos (homicídios dolosos, roubos, furtos e veículos subtraídos), ocorridos neste ano em Barueri, é 40,6 % menor que a média dos municípios vizinhos. Na mesma comparação, o volume de veículos furtados ou roubados em Barueri é 57,7% inferior ao registrado na vizinhança.

Temp