Temp

Ministério da Saúde prorroga mais uma vez vacinação contra a gripe em todo país

- 14 de junho de 2018

Na quarta-feira (dia 13), o Ministério da Saúde anunciou nova prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, que agora vai até o dia 22 de junho em todo o país. O imunológico é destinado à população prioritária.

A decisão foi motivada principalmente pelas baixas coberturas vacinais, já que, desde o início da campanha, em 23 de abril, até o momento, apenas 77,6% (42,6 milhões de pessoas) do público-alvo buscou pela vacina. A meta é imunizar 54,4 milhões de pessoas.

A proximidade do inverno, período em que os quadros de gripe se agravam, e o alto número de casos e mortes registrados no País este ano – o dobro em comparação com o mesmo período do ano passado – têm preocupado bastante o órgão federal, que adiantou a campanha justamente para reforçar a prevenção.

Barueri
Em Barueri, até o dia 8 de junho, 78,96% da população foi imunizada. Isso corresponde a 41.478 pessoas. A meta no município é aplicar 52.532 vacinas. Felizmente, até agora o município não registrou nenhum óbito e nem caso grave de Influenza. Está sendo aplicada a dose trivalente, que protege contra três vírus da influenza: a A (H1N1), A (H3N2) e a cepa tipo B.

A vacina está disponível nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) a todas as pessoas pertencentes ao grupo de risco: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas com 60 anos ou mais; população prisional e os funcionários do sistema prisional (SAP e outros); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e professores das escolas públicas e privadas.

Temp