Temp

Novembro Azul movimentou Barueri no final de semana 

- 14 de novembro de 2017

Foi através da liberação de endorfina que, no último final de semana, os homens de Barueri foram alertados sobre a importância de cuidar da saúde. É que, em nome do Novembro Azul, no sábado (dia 11) aconteceu a Caminhada Azul e no domingo (dia 12), a Pedalada Azul. Centenas de pessoas aderiram à campanha participando das atividades que agitaram a cidade.  

Passos firmes rumo à conscientização 

No sábado, a caminhada dentro do Parque Municipal Dom José foi bastante significativa e chamou a atenção dos homens sobre a importância de manter em dia as visitas ao médico e os exames de rotina. Após a caminhada, aconteceu também uma animada aula de zumba que fechou com chave de ouro a ação do dia. 

E para quem duvida do poder de alcance de iniciativas como esta, Luciano Dias Carvalho, de 39 anos, garante que funciona. Ele admitiu que não se cuida como deveria, mas depois de participar da ação, diz que vai tomar os devidos cuidados com a saúde. “Depois desse recado, com certeza vou ficar mais atento”, declarou. 

Na mesma ocasião e local, uma equipe de farmacêuticos da Secretaria de Suprimentos estava a postos realizando a medição da glicemia para ajudar as pessoas a identificarem possíveis sinais de diabetes. Quem apresentava o quadro ou o risco iminente, tinha as informações anotadas em uma ficha a ser entregue na Unidade Básica de Saúde (UBS) para encaminhamento médico.  

Pedalada inteligente 

No domingo foi a vez de pedalar. Homens e mulheres compareceram, trazendo até os filhos para o ato simbólico que divertiu e conscientizou. É o caso de Ednaldo Pereira de Sousa, 39 anos, que sempre participa dos eventos promovidos pela Prefeitura e ainda traz o filho Hiago. “Eu já fiz exame. Tem gente que tem preconceito, graças a Deus eu não tenho, faço os exames todos”, afirma Ednaldo, que começou a pedalar justamente em nome da saúde e da qualidade de vida.  

Logo cedo, os ciclistas se encontraram em frente ao ginásio Poliesportivo José Corrêa. Com o auxílio do Demutran, os participantes percorreram o centro de Barueri até o Jd. Belval e voltaram. No retorno, foram recepcionados com o sorteio de duas bicicletas novinhas em folha.  

O motorista Jamerson Domingos e o comerciante Henrique Scarpel foram os felizardos que voltaram para casa com uma bike a mais cada um. A Consigaz também colaborou com a causa, doando as camisetas exclusivas do Novembro Azul. As ações realizadas contaram com o apoio e a infraestrutura das Secretarias de Saúde, Cultura, Esportes, Meio Ambiente, Suprimentos,  Segurança e Comunicação. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp