Temp

Alunos do Meduneckas estudam e interpretam contos de Lygia Fagundes Telles

- 16 de outubro de 2018

Os estudantes do Complexo Professora Maria Meduneckas, do Jardim Silveira, estão bastante envolvidos com os estudos de literatura. Com o propósito de envolver os alunos cada vez mais ao hábito da leitura e também ao conhecimento sobre a escritora Lygia Fagundes Telles, a professora de língua portuguesa Adriana Alves realizou um trabalho especial com os alunos dos nonos anos.

Os estudantes puderam ler e interpretar a obra “Venha ver o pôr do sol” e outros contos. De acordo com a professora, “ao longo do 1º semestre foram desenvolvidas várias atividades: mapas conceituais, interpretações de texto e cada turma ficou encarregada de elaborar um texto teatral, baseado em um conto”.

Para finalizar o trabalho especial de literatura, os estudantes escolheram os contos “Biruta”, “O noivo”, “Venha ver o pôr do sol” e “As formigas”. O cenário e os figurinos foram elaborados pelos próprios alunos, finalizando o projeto com a encenação das peças.

Sobre o projeto
A partir da análise dos contos, os alunos notaram o modo diversificado em que Lygia Fagundes Telles desenvolve suas narrativas, construindo seu discurso da incerteza. Ora aparecem permeados de ambiguidade e comparações, ora de transformações. Nos contos estudados, a escritora ressalta o tom do suspense e a atmosfera da incerteza em que se desenrolam.

Nos quatro contos em estudo, a autora nutre o desfecho misterioso, deixando ao leitor a incerteza no momento da interpretação quanto à realização da metamorfose. Os contos da escritora encantam a todos os alunos que participaram intensamente das leituras e interpretações.

Temp Temp Temp Temp