Temp

Trabalhos da Secretaria da Mulher permanecem amplos

- 18 de março de 2020

A Secretaria da Mulher de Barueri tem como missão propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas voltadas à mulher, fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegure os direitos da mulher, promover cursos, atividades esportivas e de lazer, seminários, congressos e outros eventos que proporcionem uma maior integração entre o público feminino da cidade de Barueri, para que entendam que as mulheres não estão sozinhas.

A pasta, que é chefiada pela secretária Giani Cristina de Souza, ainda conta com projetos como o Rede Mulher, que tem atuação articulada entre diversas instituições, organizações, grupos e movimentos com a finalidade de se interconectarem por meio de linhas de ações ou trabalhos conjuntos, promovendo o debate sobre políticas públicas e direitos das mulheres.

Como exemplo dessas atividades, a Rede Mulher, coordenada pela servidora Ana Cláudia Victoriano, realizou um projeto sobre empoderamento feminino, no dia 4 de março, na casa de passagem São Francisco de Assis, no Jardim Reginalice. No evento, uma roda de conversa foi proposta para as assistidas da casa, que debateram temas como a violência doméstica, machismo e empoderamento feminino. Relatos impactantes mostraram como a violência contra a mulher pode destruir vidas.

Dados do início do ano trouxeram à tona que o feminicídio cresceu no Brasil em 2019, e por conta disso debates e palestras se mostraram tão relevantes, a fim de trazer informação para pessoas que podem estar vivenciando esse mal.

Nesses tempos de isolamento social, por conta da contenção contra o novo coronavírus, informações como as que foram apresentadas se tornam importantes, uma vez que ter conhecimento sobre o que deve ser feito em caso de violência, se torna primordial no possível salvamento de uma vida.

A conclusão do projeto é mostrar para as mulheres da cidade que elas podem ser agentes de transformação social e que devem fortalecer sua autonomia, inclusão social e o exercício sobre a sua cidadania. O projeto de levar conhecimento para o público feminino continua nas redes sociais da Secretaria da Mulher, que deseja que mesmo de casa, elas saibam de seus direitos e como se proteger em diversos casos.

Barueri oferece apoio para as mulheres através dos canais, 180 que serve como denuncia e fonte de esclarecimentos, por meio do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) através do telefone (11) 4706-4046, a Delegacia de Defesa da Mulher pelo telefone (11) 4198-0522 e a Base Guardiã Maria da Penha  que opera 24h através do telefone (11) 4194-7562. Para mais informações sobre a proteção da mulher em Barueri o telefone (11) 4706-4046 está à disposição das munícipes, bem como o e-mail faleconosco.mulher@barueri.sp.gov.br .

Temp