Temp

SDPD celebra Dia Nacional do Deficiente Visual

- 18 de dezembro de 2020

No dia 13 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Deficiente Visual, a data foi criada com o intuito de diminuir o preconceito e discriminação e foi instituída em 1961, pelo presidente Jânio Quadros.

No mês de dezembro é hábito da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) promover diversas ações e eventos na Secretaria para celebrar essa e outras conquistas para as pessoas com deficiência, porém esse ano, por conta da pandemia, todos os eventos presenciais foram cancelados, para assegurar proteção tanto para usuários quanto para funcionários.

Como forma de não deixar esse dia passar em branco, a SDPD lançou um vídeo da série SDPD Na Sua Casa, em que Lilian Pereira Cascardo Oliveira, assistente social do Departamento de Empregabilidade, contou a história do braile, sistema de leitura utilizada por cegos.

No vídeo Lilian explica como surgiu o sistema que recebe o nome do francês Louis Braille, que teve a ideia de aprimorar a leitura que antes era feita pelo processo Valentim Hauy, utilizando códigos com traços e sons.

A leitura, no sistema Braille, é feita através de pontos. Suas possíveis 63 combinações diferentes formam letras, números e sinais. Inclusive é possível escrever partituras com esse método.

De forma didática, Lilian mostrou como utilizar a máquina para escrever em braile e como ler também. Ao final ela deixou um importante recado: “lembrem-se de higienizar bem as mãos, principalmente pessoas com deficiência visual, pois utilizamos muito o tato, higienize sempre as mãos e os objetos ao manipulá-los”.


Assista ao vídeo