Temp

Prefeitura promove saúde bucal a todas crianças das maternais da rede

- 22 de outubro de 2018

Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação está viabilizando o projeto “A Construir Sorrisos”, iniciativa que acontece em todas as maternais da rede de ensino de Barueri.

A equipe do Departamento de Odontologia, da Secretaria da Saúde, realiza um trabalho no sentido de prevenção dentro da saúde bucal. Além de orientações às crianças de forma lúdica e eficiente, os profissionais também efetuam uma série de palestras orientando os pais.

Na semana passada, por exemplo, foi a vez de os pais das crianças da Maternal Aracy Martins de Lima, do Jardim Belval, receberem todas as explicações de como manterem a saúde bucal dos filhos em dia. 

O Projeto "A Construir Sorrisos" é desenvolvido nas escolas maternais da rede de Barueri pela equipe composta pelos profissionais Edson Luiz Boni, Marília Fernandes Mathias e Leide Rodrigues de Morais, sob coordenação de Flávio Antonio Tambelini Juliani.

O projeto é de suma importância para a saúde bucal de crianças de 0 a 3 anos, pois a prevenção é realizada de forma educativa através de palestras direcionadas aos pais e equipe escolar. Além disso, o tratamento é feito sem a utilização do tão temido "motorzinho", fazendo uso de uma técnica desenvolvida por um professor da Holanda, denominada Tratamento Restaurador Atraumático.

Outra grande vantagem é que durante o tratamento as crianças são acompanhadas pelos professores e ADIs (auxiliares de desenvolvimento infantil), sem a necessidade de que os pais se ausentem do trabalho, pois o consultório é montado de forma lúdica no próprio espaço social da criança, a escola.

De acordo com a supervisora de ensino, Sandra Thomaz, o tratamento humanizado favorecerá que a criança desenvolva hábitos de saúde que repercutirão positivamente por toda sua vida e futuras gerações. “Esse trabalho é um processo de conscientização das necessidades alheias e é através dele que teremos papel fundamental na formação de hábitos de saúde em nossas crianças”, disse.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp