Temp

Aulas de canto e coral reúnem alunos de 6 a 72 anos em Barueri

- 27 de julho de 2018

Quem gosta de ditos populares ou leu Dom Quixote, obra do célebre poeta, romancista e dramaturgo espanhol Miguel de Cervantes, conhece a  frase: “Quem canta seus males espanta”. Está comprovado cientificamente que cantar ativa a mente e o corpo, produzindo endorfina, a mesma substância gerada quando realizamos exercícios físicos ou comemos chocolate. Além de ter uma potente ação analgésica, esse hormônio também estimula a sensação de bem estar, otimismo e conforto.

Aulas de canto e coral são partes do rol de cursos livres que têm recebido bastante destaque da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Entre os alunos, encontram-se desde crianças de 6 anos de idade até praticantes da terceira idade. São ministradas aulas no coro infantil nas Oficinas de Artes e no Núcleo de Música. Para fazer parte do coro do Núcleo é necessário participar de um processo seletivo que acontece no começo do ano.

Maria Eugênia Mardones, de 72 anos, faz parte do coro do Núcleo de Música e conta que se apaixonou pelo coral depois de assistir a uma apresentação no evento da escola de sua neta. “A minha vida mudou bastante já que faço uma coisa da qual gosto muito e conheci pessoas maravilhosas, que me acolheram com muito carinho. Como sou um pouco tímida, o coral tem me ajudado também em não ter medo de estar em público”, disse.

O professor que dirige o Coral das Oficinas e do Núcleo de Música, Rogério Costa, formado pela Universidade Livre de Música e pela Escola Municipal de Música, ressaltou a importância do trabalho realizado em Barueri. “A voz é um instrumento natural do ser humano e em nosso curso desenvolvemos a expressão em público, postura corporal, colocação da voz, musicalidade e concentração. No nosso trabalho, lidamos com a inclusão cultural, muitas vezes o aluno se surpreende ao saber que vai cantar músicas de várias épocas como a da Renascença, do período Barroco, a francesa, a folclórica, entre outras”, afirmou.

Temp