Temp

Profissionais de beleza tornam-se multiplicadores contra a violência doméstica; participe

- 30 de maio de 2022

É sempre importante repetir que os números de casos de violência doméstica seguem em alta no país - o Brasil ainda ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência doméstica. No Estado de São Paulo houve um aumento de 27% de casos de violência contra a mulher em 2021 de acordo com a Rede de Observatórios de Segurança Elas Vivem. 

Para combater os índices de violência, o município de Barueri, que já tem uma forte rede de combate à violência doméstica mantida pela Secretaria da Mulher por meio do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), amplia esse apoio e adere ao programa “Mãos empenhadas pelo fim da violência contra a mulher”, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, que capacita profissionais de beleza no combate a esse tipo de ocorrência.

“Capacitar esses profissionais para que sejam agentes multiplicadores no combate à violência doméstica possibilitará que mais pessoas tenham acesso à informação e que busquem pelos seus direitos”, ressalta a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, sobre o novo programa.

Mãos empenhadas
O programa tem o objetivo de formar profissionais a identificarem os tipos de violência e orientar as clientes a acessarem os serviços de enfretamento à violência e proteção à mulher do município.

Em Barueri, o programa já capacitou 97 mulheres inscritas nos cursos de auxiliar de cabeleireiro, massagem, manicure e pedicure, maquiagem e tranças, ofertados pela Secretaria da Mulher.

Vera Lucia Oliveira dos Santos Santiago, 43 anos, foi uma das alunas participantes do programa e sonha fazer muito mais pelas mulheres que sofrem com a violência.

“Estou fazendo os cursos de cabeleireiro e manicure e estudo no EJA (Educação de Jovens e Adultos) à noite. Quero recuperar o tempo perdido e estudar muito para me formar em direito. Quero virar delegada e proteger outras mulheres vítimas de violência doméstica”, diz.

Vera ressalta que também foi vítima de violência e sabe como ninguém a importância dessa capacitação. “Uma assistente social me levou até o CRAM e me matriculou no curso ‘mãos empenhadas’. Lá eu desabafei e acabei incentivando as outras pessoas sobre a importância desse programa. Hoje passo por acompanhamento psicológico aqui na Secretaria da Mulher, continuo seguindo em frente. Aqui em Barueri a gente tem muito apoio. Saber ouvir é muito importante, mulher nenhuma tem que passar por isso”, afirma.

Salões empenhados
A Secretaria da Mulher, por meio do CRAM, convida os salões de beleza, centros estéticos e profissionais desse segmento a participarem da capacitação que tem a duração de duas horas.

O conteúdo do programa aborda sobre gênero e as causas da violência; tipos de violência conforme a Lei Maria da Penha; aspectos psicológicos e sociais da violência contra a mulher; ciclos da violência e por quê é difícil para a mulher romper com a violência; e sobre a rede de apoio e de enfrentamento à violência doméstica de Barueri.

Os proprietários de salões e profissionais interessados em receber a capacitação podem entrar em contato com o CRAM através do e-mail  secmulher.eviolencia@barueri.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4706-4046 ramal (249).

Temp Temp Temp Temp