Temp

Idosos param para pensar no planeta

- 09 de junho de 2017

Duas histórias tão diferentes que, em algum momento, se cruzaram. Ao convergirem, elas mudaram a vida de muita gente. Os idosos do Parque da Maturidade José Dias da Silva pararam para conhecer essas histórias, aprender sobre solidariedade e entender que o planeta é responsabilidade de todos.

No dia 7, cerca de 200 idosos conheceram Sérgio da Silva Bispo, o Bispo Catador, que saiu de Cana Brava, na Bahia, e chegou a pé a São Paulo 80 dias depois. Ele queria ter uma mesa farta de café da manhã, como viu na TV em sua cidade natal. Sua mulher ele conheceu no caminho bem como a intolerância das pessoas que não o aceitavam como viciado em álcool e drogas, além de “morador de rua”.

Quarenta quilos mais magro  chegou a São Paulo: “uma assistente social me disse que daria uma vara para eu pescar conhecimento, alteranativas e amor ao próximo”, falou Bispo. Ele aprendeu a lição: fundou uma cooperativa de catadores, criou o programa Kombosa, juntou-se a artistas, grafiteiros e chamou a atenção da imprensa. Bispo Catador diz que a Kombosa é uma mistura de cooperativismo e de ajuda ao próximo. Hoje são 300 cooperados que ganham de um a dois salários. Bispo sabe tudo sobre o meio ambiente, coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento de materiais, ajuda ao próximo e solidariedade.

Lucas Caldeira Brant é idealizador e coordenador da empresa Entrega por São Paulo. Numa noite de muito frio, pegou um segundo cobertor para se aquecer. No dia seguinte, soube que quatro pessoas haviam morrido de frio. A notícia foi devastadora para o jovem, que, ao contrário de Bispo, tinha mesa farta no café da manhã. A Entrega por São Paulo só tem 4 anos e pratica a “escuta ativa” com 1.300 pessoas por mês.

“Nós tentamos entender quais são as necessidades das pessoas, vamos as ruas conversar com elas”, explica Lucas. Quatro mil voluntários abraçaram a ideia dele. Dos alunos da alfabetização do Parque, Lucas ganhou uma cesta com escovas e cremes dentais.

Duas histórias de superação das dificuldades que partiram de diferentes objetivos, mas que se cruzaram em prol da dignidade social, da caridade e do amor ao planeta. Os idosos do Parque da Maturidade aplaudiram de pé e saudaram assim o meio ambiente. Participaram do evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente os frequentadores de diversas atividades e as palestras serão posteriormente trabalhadas pelos técnicos do Parque da Maturidade José Dias da Silva.
 

Temp Temp