Barueri é referência no combate à tuberculose e conquista premiação

- 13 de abril de 2017

O dia 24 de março é marcado pelo Combate Mundial à Tuberculose e, em Barueri, o tratamento é garantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o que rendeu uma premiação do governo estadual ao município pela qualidade no controle da doença.

O prêmio foi entregue durante o Fórum Estadual de Tuberculose que aconteceu no dia 28 de março, no Centro de Convenções Rebouças, na capital. E teve como objetivo incentivar os municípios a realizarem uma busca ativa de casos positivos e assim dar subsídios para o monitoramento da doença no estado. Neste ano, dos 91 municípios, Barueri ficou entre os 52 premiados que atingiu a meta de 85% de cura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Barueri conta um sistema de controle da tuberculose, como o teste rápido. “Além de contarem com a equipe capacitada, todas as unidades possuem a medicação e é possível fazer o exame que detecta a presença da bactéria com o prazo de duas horas”, afirmou Fabiana Santos, diretora do Núcleo de Programas.

Os resultados foram alcançados pela equipe que atua diretamente no combate à doença no município e que cumpre com a determinação do Mistério da Saúde de atender 1% da população através da baciloscopia ou exame do escarro, que é realizada anualmente nos postos de saúde em pacientes com sintomas típicos, como tosse seca e contínua.

Riscos da doença

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge, sobretudo, os pulmões e pode causar febre, perda de peso e dificuldade respiratória. Em quadros mais graves: acúmulo de secreção (pus) e sangramento.  Contagiosa, a tuberculose pode ser transmitida ao falar, tossir ou espirrar quando o indivíduo tem contato com a saliva infectada. Apesar dos riscos, a doença tem cura e o tratamento pode durar de 6 a 9 meses.