Temp

Palestra da Assistência Farmacêutica aborda a segurança dos pacientes

- 14 de março de 2024

No dia 13 de março, a Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica e Insumos Hospitalares, promoveu uma palestra voltada para farmacêuticos e multiprofissionais da rede de Saúde da cidade para abordar o tema “Assistência integrada: o Impacto na Segurança do Paciente”. 
 
Essa palestra, realizada no auditório da Etec Antônio Furlan, foi ministrada pela enfermeira, mestre em Saúde do Adulto e especialista em Gestão de Saúde, Sheila Cristina Tosta Bento, e aconteceu de manhã e à tarde para turmas diferentes. O objetivo foi mostrar a importância da boa gestão e do compartilhamento correto de informações sobre o paciente entre os profissionais envolvidos no processo.  
 
Segundo Sheila, “cada profissional está fazendo o seu melhor, porém apenas dentro da sua atuação profissional e hoje isso já não é suficiente. Se não compartilharmos as nossas ações e interligarmos com todo esse espaço da assistência, o paciente não vai receber a melhor saúde e nós não vamos usar os melhores recursos à disposição”, destacou. 

Sheila acrescentou que o foco dos profissionais, principalmente da Atenção Primária, deve ser sempre a qualidade e a melhoria constante dos processos, visando a segurança do paciente. “A boa comunicação entre os profissionais começa no prontuário. Informações divergentes, inconsistentes, repetitivas impactam no resultado final. Por isso, é tão importante a gestão correta de todo o processo desde o início", disse. 

Como sugestão de melhoria, a profissional apontou uma série de ferramentas de gestão, a exemplo de brainstorming, diagrama de Pareto, diagrama de causa e efeito, entre outras, além de dar dicas para as equipes começarem a implantar algumas práticas efetivas, como reuniões periódicas, aplicação de método, uso de dados, implementação de propostas, adoção de tecnologias que agregam etc. 

O diretor técnico das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri, Robson Lázaro, informou que a palestra faz parte do Núcleo de Educação Permanente da Assistência Farmacêutica. “Nós fazemos encontros mensais com palestrantes externos ou internos e farmacêuticos para a educação continuada. Esse é o objetivo”, finalizou.  

Temp Temp Temp