Temp

Projeto de escola barueriense foi selecionado entre os cinco melhores inscritos do Brasil

- 19 de julho de 2017

O programa “Ocupação Criança”, realizado pelo Instituto Avisa Lá, que conta com a parceria da Unicef tem o objetivo de sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial infantil nos segmentos da educação infantil e séries inicias do ensino fundamental.

Escolas de todo Brasil participaram com os mais diferentes projetos e a Emei Décio Trujillo, de Barueri, ficou entre as cinco escolhidas entre todas as inscritas, juntamente com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a diretora Damaris Gally, o projeto barueriense, denominado “Construções” foi trabalhado desde o início do ano e as propostas mostraram como as crianças expressavam suas opiniões e pensamentos sobre o que construíam. Na maioria das vezes, organizaram-se em pequenos grupos para a realização de um projeto, compartilhavam seus saberes e vibravam quando encontravam soluções para resolver algum problema ou mesmo quando concluíam um trabalho.

 

Outro fator importante foi a diminuição de conflitos entre elas, pois os materiais pertenciam a todos e cada uma fazia dele o uso que a sua imaginação permitisse.   Durante o processo, as crianças exploraram vários conceitos como: equilíbrio, massa, estética, resolução de problemas. 

A professora Jerusa Pereira de Jesus, autora do projeto foi quem inscreveu o trabalho de construções com papelão no programa do Instituto Avisa Lá. Segundo a educadora, o projeto “Construções” surgiu a partir da observação das ações, das interações, das ideias, dos diálogos entre as crianças. Um trabalho de escuta atenta possibilitou não apenas visualizar o que as crianças fazem, mas dar visibilidade às suas competências. “Ao invés de trazer propostas prontas resolvi pensar em situações em que as crianças tivessem a oportunidade de ser autônomas e coautoras de seus trabalhos por meio da experimentação, pesquisas, interações e explorações, assim tinha como foco de observação o processo e não apenas o produto. Durante as propostas de construção as crianças expressavam suas opiniões e pensamentos sobre o que construíam. Na maioria das vezes, organizavam-se em pequenos grupos para a realização de um projeto, compartilhavam seus saberes e vibravam quando encontravam soluções para resolver algum problema ou mesmo quando concluíam um trabalho”, explicou.

 

Mais informações sobre o projeto barueriense: http://ocupacaocrianca.avisala.org/banco-de-boas-pr%C3%A1ticas.html

Temp Temp Temp