Temp

Agendamento de castração de pets será no dia 3 de abril, quarta-feira

- 25 de março de 2024

No dia 03/04, quarta-feira, a partir das 8h, abre o agendamento de castração gratuito de cães e gatos o mês de abril, promovido pela Prefeitura de Barueri. A inscrição é on-line. O serviço é organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) por meio do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad). Serão oferecidas 250 vagas separadas em: 80 para caninos fêmeas, 60 para caninos machos, 60 para felinos fêmeas e 50 para felinos machos. A marcação vai até o preenchimento total das vagas, que costuma ocorrer bem rápido.  

Para realizar o agendamento é necessário ter o Registro Geral Animal (RGA), ao qual é vinculado o número de CPF e o endereço de e-mail do tutor e que é obrigatório para animais residentes em Barueri. O RGA pode ser obtido gratuitamente AQUI. Vale lembrar que o Registro é de uso exclusivo de animais cujo tutor é morador de Barueri, caso contrário, a prática configura crime previsto na legislação penal brasileira. Para ser castrado o pet precisar ter de sete meses a sete anos de idade.  

Após o agendamento é obrigatório imprimir a ficha de agendamento, estar totalmente ciente das orientações pré-operatórias, como o jejum e outros, assinar e entregar no dia do procedimento. O local e o horário da cirurgia serão informados após o agendamento. O animal deve estar em boas condições de saúde para ser castrado, caso contrário, o procedimento não será realizado. 

No local será permitida a presença de apenas uma pessoa maior de 18 anos por pet e ela deve ter condições de conter o animal. Caso o tutor tenha mais de um animal agendado, deverá solicitar ajuda de outra pessoa maior de idade. Menores de 18 anos não poderão permanecer no recinto reservado para o procedimento.  

Gatos deverão ser transportados em caixas adequadas para essa finalidade. Já os cães deverão estar com coleira e focinheira e ser conduzidos por guia. Quem estiver responsável pelo animal deverá saber seu histórico de vida e de saúde.  

Temp