Temp

Podcast criado por professora de Barueri é finalista no prêmio Boas Práticas Durante a Pandemia

- 27 de janeiro de 2021

A partir dos excelentes resultados de um projeto realizado no início da quarentena impulsionada pelo Novo Coronavírus, no ano passado, a professora Carolina Mascarenhas, da primeira fase da Emei João Evangelista, do Jardim Mutinga, incentivada pela diretora Neusa César, se inscreveu no Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia.

O projeto foi escolhido para a fase final. O trabalho teve o objetivo de incentivar os estudantes, ao longo de todo o ano de 2020, por intermédio de encontros remotos, a criarem brincadeiras com elementos da natureza. Os alunos foram orientados a agirem por meio da imaginação e ação empregando materiais disponíveis em locais ao ar livre.

Ficar em casa e manter o distanciamento social foi a medida mais prudente para que o vírus não se propagasse. Dessa maneira, o projeto recebeu o nome "De fora para dentro... de dentro para fora", oportunidade em que os alunos realizaram as atividades a partir dos elementos que viam de suas janelas. “Assim seguimos com as práticas, cada um na sua casa, enriquecendo os dias das crianças no período de quarentena, aproveitando e fazendo uso dos recursos e elementos da natureza disponíveis para vivenciar novas experiências junto com a família e, de uma certa maneira, próximos da escola”, conta a professora Carolina.

As atividades propostas com elementos naturais e materiais não estruturados foram enviadas semanalmente para as famílias por meio de um grupo criado no WhatsApp, principal meio de comunicação entre a professora e os alunos.

Podcast
Com o isolamento, as janelas passaram a ser “grandes companheiras” e principais meios para garantir o contato com o lado de fora. Assim nasceu o podcast “Da minha janela eu vejo...”.

A proposta era abrir a janela e observar tudo o que fosse possível e depois fazer uma gravação em áudio relatando essas observações e o que cada criança deseja fazer quando o isolamento social terminar. Isso foi o necessário para criar o podcast: uma forma de acolher as crianças e mostrar união, além de manter viva a esperança de que tudo vai passar.

Neste link é possível conhecer alguns trabalhos realizados ao longo do ano de 2020 que integram o projeto selecionado para a final do prêmio.

De acordo com a diretora Neusa César, o projeto aproximou muito a comunidade escolar, mesmo durante a quarentena. “Os meets (serviços de comunicação por vídeo) pareciam sempre em festa. As crianças, muito alegres, falavam todo o tempo querendo contar as novidades da semana e mostrar o que construíram com a família”.

Sobre o prêmio

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Fundação Itaú Social se uniram para criar o Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia.

O objetivo é valorizar a Educação Infantil e reconhecer a importância dos professores dessa área, fortalecendo sua identidade, além de evidenciar as boas práticas que estão sendo realizadas com as crianças e suas famílias no contexto da Covid-19 e os impactos sobre este grupo.

Participam da final professores de todo o Brasil. A organização escolherá as cinco melhores práticas, uma de cada região do País. As boas práticas vencedoras serão reveladas na segunda quinzena de março deste ano.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp