Temp

Aventura e conhecimento: Agentes Mirins de Defesa Civil percorrem trilha na Área do Russo

- 29 de agosto de 2018

Durante uma semana, as crianças que integram o projeto “Agentes Mirins de Proteção e Defesa Civil” puderam aproveitar as aulas de campo que foram pra lá de especiais. Elas aprenderam um pouco mais sobre a história do Brasil e da cidade no Parque Ecológico do Tietê.

Na Área do Russo, espaço de preservação ambiental permanente, os pequenos agentes interagiram diretamente com a natureza, sempre sob os olhares atentos dos agentes de Defesa Civil que seguiam os passos do educador local.

“Essa é a área mais importante do Parque, pois abriga diferentes espécies nativas, como árvores antigas de preservação e uma variedade de animais. Além do seu valor ecológico, a Área do Russo tem valor histórico, pois guarda um braço do rio Tietê”, explicou o educador ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Thiago Alves Lopes.

Seu bosque, rico em biodiversidade, abriga animais domésticos e silvestres, como patos, gansos, galinhas e coelhos que se misturam a espécies nativas e exóticas, entre aves, mamíferos, répteis e peixes. Tudo isso já havia encantado os agentes mirins, mas a maior emoção ainda estava por vir.

“Após conhecermos essa preciosa área, desafiamos os alunos a percorrerem a trilha que fica dentro de um remanescente de Mata Atlântica. Uma floresta em recuperação sem qualquer tipo de intervenção do homem”, contou Fabiana Queiroz, coordenadora de Programas e Projetos da Defesa Civil.

A trilha, que tem aproximadamente 600 metros de percurso é cheia de obstáculos naturais, desníveis, troncos caídos e uma descida de escada natural formada por raízes. “O percurso é muito aprazível e desbravador, principalmente, quando é acompanhada pelo guia que explica sobre a formação das árvores e do terreno explorado”, ressaltou o educador ambiental da Sema.

A visita faz parte de uma série de atividades propostas pelo programa de formação dos Agentes Mirins que é coordenado pela Defesa Civil de Barueri. Todos os 150 alunos que participam das aulas visitaram o local.

Temp Temp