Barueri ao vivo: cidadão pode acessar locais da cidade em tempo real pela internet

- 08 de maio de 2018

Antes de sair de casa é bom dar uma olhadinha nos principais pontos da cidade para saber como está o trânsito e a movimentação em tempo real. Acha que isso é um sonho? Em Barueri é pura realidade. Com apenas um clique, qualquer cidadão pode checar locais específicos da cidade ao vivo.

O serviço, disponibilizado pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, abre para o munícipe parte das câmeras de monitoramento remoto utilizadas pela Guarda Municipal. São, ao todo, 43 câmeras distribuídas em todos os bairros da cidade nos pontos principais. Acessando o endereço eletrônico http://servicos.barueri.sp.gov.br/cameras, um mapa mostra os locais com esse recurso acessível. Basta selecionar a câmera desejada e acompanhar ao vivo.

Para a CIT, o recurso é muito útil a fim de acompanhar condições de trânsito e a movimentação de ruas e avenidas dos principais pontos de Barueri, além de ser uma ferramenta a mais para a segurança. Só na região do Centro há seis locais contemplados pelo serviço; em Alphaville, são pelo menos sete; já no Tamboré, são oito.

Acompanhar o trânsito também é uma opção, ainda mais porque o sistema é adaptado para acesso em smartphones e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. “O cidadão que está de carro e não quer enfrentar congestionamentos pode acessar o site antes de sair de casa e evitar de ficar parado no trânsito. Consequentemente, esta informação vai influenciá-lo na busca por rotas alternativas”, afirma Jonatas Randal, coordenador da CIT.

Cidade inteligente
O município está investindo constantemente em tecnologia e serviços que resultem na melhora da qualidade de vida de seus moradores. Havendo necessidade, mais locais podem ser incluídos nesse monitoramento. Conforme explica a equipe, o projeto faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Prefeitura, desenvolvido pela CIT.

A disponibilização do sistema para acesso da população foi realizada em tempo recorde: em apenas um mês. Mas para que ele fosse possível, outros esforços foram necessários, como a implementação da rede de fibra ótica e a instalação de câmeras, que já estão operantes na cidade e ampliando as possibilidades. “Pode-se perceber que os projetos para uma cidade inteligente são aqueles que interligam e agregam serviços”, esclarece a CIT.