Semurb e Segurança realizam ciclo de palestras sobre produtos perigosos

- 16 de agosto de 2022

A Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) e a de Mobilidade Urbana (Semurb), da Prefeitura de Barueri, realizaram na segunda-feira, dia 15, e na terça-feira, 16, no Centro de Eventos, na Vila Porto, um ciclo de palestras com o tema: noções básicas sobre produtos perigosos e ocorrências.

O evento teve como objetivo capacitar agentes de trânsito e da Defesa Civil, GCMs (guardas civis municipais), policiais militares, bombeiros, integrantes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) de Alphaville e Tamboré, profissionais ligados às atividades que envolvem produtos perigosos e integrantes do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo).

As palestras foram ministradas pelo major da reserva da Polícia Militar, Mário Sérgio Turiani, sócio da STD Turiani Consultoria em Transporte de Produtos Perigosos e membro da Comissão de Estudos de Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).  Ele apresentou noções básicas sobre o tema e ocorrências, visando manter profissionais sempre prontos e em condições de melhor desempenharem as suas missões em defesa da sociedade.

No encontro, Turiani falou ainda de legislação, como portarias do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial), Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), painel de segurança, normas da ABNT e Lei de Crimes Ambientais. Explicou sobre tipos de tanques de embalagens, número da ONU - código composto por quatro dígitos e usado para identificar materiais e artigos perigosos, rótulo de risco, classes e subclasses de risco, número de risco e relação de produtos perigosos, conforme Resolução ANTT nº 5947/21.

Sinalização e equipamentos
O major explicou também sobre sinalização de veículos (transporte de cargas de produtos perigosos), para que os profissionais entendam como procederem corretamente em atendimentos de emergência.

Como forma lúdica, policiais do corpo de bombeiros do GAED (Grupo de Apoio em Emergências e Desastres), de Belém, São Paulo, montaram uma exposição com equipamentos de atendimento a ocorrências de produtos perigosos. “É importante conhecer a situação de produtos perigosos. Nosso objetivo foi trazer essa informação para os agentes, para que eles possam ter atenção ao atender ocorrências. É necessário conhecer o que se passa, para evitar qualquer problema que venha pôr em risco tanto a saúde dos profissionais quanto a de outras pessoas. É a cidade tomando todos os cuidados para que nada de ruim aconteça”, explicou Valter de Oliveira, secretário de Mobilidade Urbana de Barueri.

Produtos perigosos
São produtos que têm o potencial de causar dano ou apresentar risco à saúde, segurança e meio ambiente, classificados conforme critérios estabelecidos em regulamento e manual de ensaios e critérios publicados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp