Temp

Foram eleitos os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar

- 20 de outubro de 2022

Na manhã de terça-feira (dia 18) aconteceu a eleição para os novos membros que integrarão o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para representar o órgão até o ano de 2026. A votação aconteceu no auditório da Emef Estevan Placêncio e contou com representantes dos diversos segmentos da Educação de Barueri.

Integrado por representantes da sociedade civil, trabalhadores da Educação e pais de alunos, o órgão analisa uma série de ações que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto.

Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino - trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.

O órgão é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE, além de garantir boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos.

De acordo com Monica Narvaez, responsável pelo Departamento de Programas e Convênios da Secretaria de Educação, é fundamental que os conselheiros acompanhem o destino dos recursos encaminhados, bem como conheçam as cozinhas, as despensas e os refeitórios das escolas para avaliar o gerenciamento de estoque, o cardápio, a higiene na preparação dos ingredientes e o fornecimento dos mesmos.

O trabalho in loco permite que eles questionem se os alunos estão satisfeitos com a merenda e observem outras falhas que possam vir a prejudicar o bom andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. É importante que o Conselho informe à Secretaria de Educação sobre as irregularidades encontradas durante as visitas e, depois, verifique as providências adotadas a respeito.

Representantes dos Servidores da Educação
Titular: Maria Cristina Cerosi
Suplente: Bárbara Eleen Soares
Titular: Solange Cristina Ribeiro Brito
Suplente: Kelen Carina de Oliveira

Representantes dos Pais de Alunos
Titular: Simone Aparecida Campos
Suplente: Carine de Oliveira Silva
Titular: Flávia Teixeira Souza
Suplente: Janete de Jesus Soares

Temp Temp Temp Temp