
Mutirão contra a dengue avança para o Vale do Sol neste sábado, dia 8
- 07 de fevereiro de 2025
A Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria de Saúde, realizará mais uma etapa do mutirão de combate à dengue neste sábado, dia 8 de fevereiro. Desta vez as equipes estarão no bairro Vale do Sol, das 9h às 15h30. As ações têm o objetivo de eliminar os criadores do Aedes aegypti, mosquito transmissor também da zika, da chikungunya e da febre amarela.
Os agentes da Vigilância visitarão as casas situadas nas ruas Tâmisa, Orinoco, Danúbio, Mississipi, Nilo, Sena, Caracas e Casablanca. As inspeções são realizadas apenas com autorização dos moradores. Receber bem as equipes, que estarão identificadas, é de fundamental importância para a eliminação de possíveis focos.
Criadouros
Não custa lembrar que todo o local que acumula água parada, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, tampinhas de refrigerante, pneus velhos e outros, pode ser foco de doenças. Nesses recipientes, principalmente nas bordas, as fêmeas do Aedes depositam seus ovos. O munícipe também pode fazer a sua parte, inspecionando sua própria casa periodicamente, limpando e descartando prováveis reservatórios.
Rápida proliferação
Em cada ciclo reprodutivo, uma fêmea pode depositar aproximadamente 100 ovos, que eclodem em cerca de 30 minutos quando entram em contato com a água. O mosquito da dengue leva em média 10 dias para se desenvolver. Em altas temperaturas, todo esse processo pode levar menos tempo, o que explica a sua rápida disseminação em períodos chuvosos e quentes.
Fique atento aos sintomas
Os sinais mais comuns da dengue são febre; dor de cabeça, atrás dos olhos e no corpo; náuseas; e aparecimento de manchas na pele. Recomenda-se não usar medicamentos sem conhecimento médico e procurar imediatamente a Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima, caso a pessoa desenvolva esses sintomas.
Para avisar sobre possíveis focos de dengue ou obter mais informações sobre a doença, o munícipe deve entrar em contato com a Divisão Técnica de Controle de Vetores (DTCV) e Combate à Dengue, pessoalmente na rua Anhanguera, 200, na região central da cidade, ou pelos telefones (11) 4198-5679 e (11) 4198-0424 ou pelo e-mail: saude.vsdengue@barueri.sp.gov.br.




