
Prefeitura construirá ciclovia e ciclofaixa interligando o Boulevard à Arena Barueri
- 19 de fevereiro de 2025
Com o objetivo de investir no bem-estar da população de Barueri, buscando diminuir a poluição atmosférica na cidade, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, iniciou neste mês de fevereiro a construção de uma nova ciclovia e ciclofaixa no município. Desta vez, interligando o Boulevard Arnaldo Rodrigues Bittencourt, no Centro, com a Arena Barueri, na avenida Prefeito João Villalobo Quero, no Jardim Belval, passando pelas avenidas Henriqueta Mendes Guerra, Vinte e Seis de Março e Itaqui.
A interligação será executada em etapas, conforme o andamento da obra. O término está previsto para setembro deste ano de 2025.
Depois de pronta, fará interligação com a estação Antônio João, na Aldeia de Barueri, onde já existem ciclovias e cliclofaixas com acesso direto ao Jardim Paulista e ao futuro Parque da Juventude, no bairro Chácaras Marco, margeando os rios Cotia e Tietê.
Seguro e sustentável
A implantação da ciclovia e ciclofaixa é um dos métodos de transportes seguro e sustentável da cidade. Está sendo construída em percurso de aproximadamente três quilômetros de extensão. Terá faixas no sentido duplo com 1,80 metros de largura e 0,90 metros nas faixas individuais.
As pistas da ciclovia e ciclofaixa serão pintadas em vermelho em toda extensão, terão faixas brancas e amarelas e sinalização de solo específica, conforme projeto executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) seguindo as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
De acordo com o projeto, a ciclovia e ciclofaixa se torna um espaço exclusivo e mais uma alternativa para as pessoas que se locomovem de bicicletas, além de servir de opção para o lazer das famílias.
Diferenças
A ciclofaixa divide com a via pública o espaço da pista, localizada próxima à sarjeta, sendo separada por tachões (peças de resinas ou outro material na cor amarela afixado no solo como forma de sinalização) e pela pintura na pista, na cor vermelha. É geralmente indicada em locais onde o trânsito é menos veloz. Já a ciclovia difere da ciclofaixa por ocupar espaço exclusivo fora da via pública.




