Com pouco mais de um ano, PS do Mutinga destaca-se pela eficiência

- 07 de dezembro de 2021

Um grande presente foi dado ao Jardim Mutinga em outubro do ano passado. Na ocasião, a Prefeitura de Barueri iniciou as atividades do mais novo Pronto-socorro da cidade, algo que os moradores daquela região queriam muito. Nesses 14 meses, foram 110.263 atendimentos, dos quais 57.172 em clínica médica, 13.589 em pediatria e 39.502 em enfermagem.

Com pouco mais de um ano de atividade, o Pronto-socorro Maria de Lourdes Evangelista só tem trazido orgulho à municipalidade ao ofertar um atendimento modelo a todos que buscam o serviço. E os números comprovam isso. Para se ter uma ideia, no início a unidade realizava uma média de 3.500 atendimentos ao mês; hoje, dobrou: são 6.800 a 7 mil atendimentos mensais. O último novembro encerrou com um saldo de 7.068 consultas médicas.

“Acreditamos que o aumento no número de atendimentos se deve ao fato de que sempre tivemos como objetivo prestar um serviço de qualidade, humanizado, com empatia pelos nossos pacientes, um tempo mínimo de espera para atendimento, sempre primando pela qualidade técnica de nossos profissionais, criando um vínculo de confiança dos usuários com o PS”, afirma a médica pediatra e coordenadora da unidade, Maria Silvia de Almeida Mello Freire.

Experiência e infraestrutura
De acordo com Maria Silva, a experiência e o ótimo preparo dos 191 profissionais que atuam no PS, juntamente com a ótima infraestrutura ofertada pela Prefeitura, fazem com que o desempenho exemplar seja possível. “Nesse período conseguimos aumentar o número de consultórios e implantar outros serviços, como o de ultrassonografia”, diz a coordenadora. E continua: “por termos boas condições de trabalho e uma equipe técnica altamente qualificada na sua área de atuação, nossa resolutividade é alta, removemos para internação em outros serviços de saúde do município apenas 2% a 3% do nosso atendimento”, detalha a médica.

Como é de praxe nos prontos-socorros, a unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em clínica médica e pediatria, além de toda a assistência de enfermagem. Tecnologias como raio-X, ultrassonografia e ECG (eletrocardiograma) digitais, de última geração, compõem o equipamento público. São cinco consultórios médicos ativos 24 horas por dia, sendo três de clínica médica e dois de clínica pediátrica.

O secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho, fala com orgulho do novo PS. "A equipe desse PS tem feito um trabalho excelente! A unidade tem pouco mais de um ano de funcionamento e já realizou tantos atendimentos importantes junto à população. E foi para isso que mais esse equipamento foi criado: atender as pessoas com a dignidade e o respeito que merecem", declara.

O PS do Jardim Mutinga fica na rua Abelardo Luz e funciona 24 horas por dia. Ele compõe a forte rede de saúde de Barueri, que conta hoje com seis unidades voltadas à urgência e emergência (PS Central Adulto, PS Infantil, PS do Parque dos Camargos, PS do Engenho Novo, PS do Parque Imperial, além do próprio PS do Mutinga).

Temp Temp Temp Temp