Temp

Secretaria de Saúde realiza workshop sobre qualidade no atendimento ao paciente

- 16 de setembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Resumo:  

  • A Secretaria de Saúde de Barueri realizou o I Workshop Municipal sobre Qualidade e Segurança do Paciente, reunindo profissionais da rede para troca de experiências e boas práticas.  
  • O evento contou com palestras sobre segurança, judicialização e desafios no cuidado ao paciente.  
  • Mais de 150 participantes responderam a uma pesquisa de satisfação e receberam certificado. 

Com o objetivo de promover o aprimoramento profissional dos servidores, a Diretoria de Área Técnica em Qualidade e Segurança do Paciente (DATQSP), da Secretaria de Saúde de Barueri, realizou na manhã de sexta-feira (12), no Centro de Eventos, o I Workshop Municipal sobre Qualidade e Segurança do Paciente, voltado a todos os profissionais da rede municipal. Estiveram presentes no evento a secretária-adjunta Ana Regina de Lisboa, a assessora técnica Sandra Lisboa e a coordenadora de ações básicas Fernanda Lucas. “O objetivo deste workshop é promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais interessados em qualidade e segurança do paciente, favorecendo uma visão mais ampla e prática sobre o tema. Isso contribui diretamente para ações mais seguras no cuidado prestado”, destacou a enfermeira Roseni Melo, diretora do DATQSP.  

Roseni Melo Roseni abriu as apresentações com o tema: “A Importância dos Núcleos na Garantia de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde”. Ela enfatizou que a responsabilidade pela segurança do paciente não recai apenas sobre os Núcleos, mas sim sobre todos os profissionais da saúde. Ela também chamou atenção para a importância de transformar os erros em oportunidades de melhoria, em vez de punições. Comparando com a aviação, destacou: “A cultura da segurança não é uma missão impossível.”  

Robson José Lázaro Farmacêutico da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica e Insumos Hospitalares, Robson falou sobre “Assistência Farmacêutica e Segurança do Paciente: Uma Aliança pela Qualidade do Cuidado”. Ele abordou os desafios para garantir o acesso a medicamentos seguros e destacou fatores que contribuem para erros e eventos adversos, como: falhas na comunicação, prescrição incorreta, administração e armazenamento inadequados, falta de protocolos, fadiga e sobrecarga dos profissionais.  

Pollyana Maria Saud Melo Biomédica e professora universitária, Pollyana apresentou o tema: “Falhas nos Processos Diagnósticos Laboratoriais/Imagens – O que Impacta?”. Ela discutiu os riscos envolvidos nos processos diagnósticos e destacou a importância de: mitigação de riscos, segurança dos dados dos pacientes, capacitação contínua de profissionais e gestores, protocolos de segurança, campanhas de conscientização para a sociedade.  

Lourenço Freire Advogado e professor universitário, Lourenço abordou a “Judicialização em Saúde – Segurança do Paciente”. Ele tratou dos altos custos que decisões judiciais sobre tratamentos e medicamentos fora do SUS podem gerar ao sistema público, ameaçando sua sustentabilidade. Também explicou as responsabilidades civil e administrativa dos profissionais de saúde, que podem resultar em sanções que vão desde a perda do registro até penas de prisão. Freire foi o palestrante mais procurado após sua fala, respondendo dúvidas e questionamentos dos profissionais presentes.  

Saiba mais 
Balanço do evento
  
Uma pesquisa de satisfação foi disponibilizada via QR Code e recebeu respostas de 153 profissionais de saúde, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e recepcionistas.  

Os dados coletados vão contribuir para o aprimoramento contínuo das equipes, fortalecendo o compromisso com as boas práticas e a cultura de segurança na rede municipal de saúde. Todos os participantes receberam certificado de participação com carga horária de seis horas.  

Temp Temp Temp Temp Temp Temp