Eventos deste final de semana no parque terão posto volante de vacinação contra a Covid

- 18 de março de 2022

Um posto volante de vacinação contra a Covid-19 será colocado no Parque Municipal Dom José neste sábado (dia 19), compondo os eventos que prometem agitar a cidade: o Parque Geek Ironstorm e a Feira de Adoção de Cães.

As cerca de duas mil pessoas que são aguardadas neste sábado no Parque têm mais uma boa oportunidade para completar seu ciclo vacinal ou mesmo iniciá-lo para aqueles que ainda não tenham tomado nenhuma dose do imunizante. O posto volante irá atender a todas as faixas etárias.

Conforme os casos, no local será possível tomar a primeira e a segunda doses, bem como a adicional. As crianças maiores de cinco anos também poderão ser imunizadas. O espaço, com cerca de 30 profissionais da área de saúde da Prefeitura vai funcionar das 9h às 16h. A intenção da administração municipal é atingir aquelas faixas etárias nas quais os índices do ciclo vacinal estão mais baixos, como nas situações dos adolescentes, por exemplo.

“Estamos de olho no movimento de pessoas na feira, que vai concentrar um público que nos interessa, que são os mais jovens e crianças e que estão mais abaixo dos 90% de cobertura estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explicou Rosana Ambrogini, coordenadora da Vigilância em Saúde de Barueri.

Menores acompanhados
Para a vacinação não é preciso fazer agendamento. Todos os que forem se imunizar devem ir ao parque com documento original, CPF ou cartão SUS. Para as crianças de 5 a 11 anos é recomendado levar também a caderneta de vacinação. Os menores de idade devem comparecer acompanhados dos pais. Para aqueles que ainda vão iniciar o ciclo de imunização é importante fazer o pré-cadastro no site do VacinaJa que, apesar de não ser um agendamento, contribui para a redução no tempo de espera durante o atendimento. A equipe da Saúde terá a estrutura para verificar a situação do munícipe no que diz respeito à imunização.

Sobre as doses
As orientações do Programa Nacional e Estadual de Imunização são as seguintes:

Primeira dose: disponível a todas as pessoas a partir de 5 anos de idade.

Segunda dose: disponível para pessoas a partir dos 5 anos nas seguintes condições:
– Coronavac: 28 dias após 1ª dose;
– AstraZeneca: 8 semanas (56 dias) após 1ª dose;
– Pfizer: 21 dias após 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais; 56 dias para crianças de 5 a menores de 12 anos;
– Janssen: 2 meses após 1ª dose

Terceira dose: disponível para pessoas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses;
– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1ª dose;
– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 12 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias;

Quarta dose: disponível para pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos e que tenham tomado a terceira dose há 4 meses no mínimo.

O Parque Dom José fica rua Ângela Mirella, 500, na Vila Porto.