Sucesso do programa Agentes Multiplicadores Mirins reforça o compromisso de salvar vidas
- 19 de novembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
-
A formatura do Programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil celebrou mais uma turma preparada para atuar com consciência comunitária e solidariedade.
-
Ao longo do ano, os estudantes participaram de aulas teóricas, práticas e visitas técnicas sobre primeiros socorros, cidadania, prevenção e segurança.
-
A cerimônia destacou o impacto positivo do projeto na autoestima dos jovens e entregou certificados aos novos agentes mirins.
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), celebrou no dia 19 de novembro a formatura de mais uma turma do Programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil. Desenvolvido pela Defesa Civil há onze anos, o programa já se consolidou como uma importante iniciativa de formação cidadã, estimulando crianças e adolescentes a adotarem atitudes solidárias, responsáveis e voltadas ao bem-estar coletivo.
A cerimônia foi conduzida pela jovem agente mirim Isabela Titionic Froes, estudante da Fiebtech Jardim Maria Cristina – ITB Dagmar Ribas Trindade. Ela reafirmou o compromisso do programa em dar protagonismo aos formandos.
Escolas participantes
Neste ano, o programa foi aplicado em cinco unidades escolares: Emef Prof. Alexandrino da Silva Bueno, Emef Armando Cavazza, Emef Dorival Faria, Emef Prefeito Nestor de Camargo e Fiebtech Jardim Maria Cristina – ITB Dagmar Ribas Trindade. A proposta é desenvolver, dentro do ambiente escolar, a consciência comunitária e o espírito solidário, transformando estudantes em agentes multiplicadores atentos aos seus direitos, responsáveis por seus deveres e comprometidos com a vida em sociedade.
Saiba mais
Conteúdos e vivências ao longo do ano
Durante o ano letivo, os alunos participaram de aulas e atividades práticas que incluíram noções de primeiros socorros, introdução à Defesa Civil, ética e cidadania, combate a incêndios, prevenção às arboviroses, cidadania no trânsito, bullying, além de conteúdos sobre drogas e seus impactos.
Eles também realizaram diversas aulas de campo, como visitas ao Parque Ecológico do Tietê, à Cooperyara, ao Centro de Monitoramento da Secretaria de Segurança Urbana, ao 18º Grupamento de Bombeiros, à Defesa Civil Estadual e ao acervo do Palácio dos Bandeirantes, ampliando a vivência e o entendimento sobre prevenção e segurança.
Programa impacta famílias
A transformação vivida pelos jovens ao longo do projeto foi destacada por familiares durante a cerimônia.
A professora Maria Cristina Lopes da Cruz, mãe de Rafael Lucas, de 13 anos, relatou emocionada sobre a evolução do filho.
“Meu filho falava todos os dias do programa. Esse projeto trabalhou a autoestima dele e fez com que ele enxergasse muitas potencialidades. Esse programa foi fantástico e maravilhoso”.
Já Ana Paula de Oliveira, auxiliar de logística e mãe do jovem Paulo Miguel Rodrigues de Oliveira, também de 13 anos, destacou o quanto a iniciativa contribuiu para o crescimento do filho.
“O programa possibilitou que ele visitasse muitos lugares maravilhosos. Ele aprendeu mais sobre a importância de cuidar do próximo e adorou participar. Esse programa é de grande ajuda, principalmente para mães como eu, que sou mãe solo. É um apoio da Prefeitura que ajuda nossos jovens a ver que a vida tem um propósito. Barueri arrasou com esse projeto; fiquei encantada.”
Crianças que aprendem a salvar vidas
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a apresentação das crianças da Emei Rogélio Lopez Recarey, que demonstraram técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) ao som da música de mesmo nome.
A ação faz parte do programa Noções de Primeiros Socorros nas Escolas (NOPSE), desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Educação há oito anos, antes mesmo da promulgação da Lei Lucas.
Para reforçar o aprendizado, o instrutor e agente de Defesa Civil Adair Liberato realizou, junto a professoras e assistentes, uma demonstração da manobra de Heimlich, orientando o público sobre como agir em casos de engasgo.
A cerimônia também marcou a entrega dos certificados aos novos agentes multiplicadores mirins, celebrando uma etapa importante de conhecimento e responsabilidade. O evento contou com a parceria do 18º Grupamento de Bombeiros, da Defesa Civil do Estado de São Paulo e de diversas secretarias municipais.
