Temp

Educação e Saúde formam 280 jovens agentes de prevenção em Barueri

- 28 de novembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 
Confira as fotos no Flickr 

Resumo: 

  • A Prefeitura de Barueri formou uma nova turma do projeto Pequenos Doutores, que orienta estudantes do ensino fundamental sobre promoção da saúde e prevenção de violências e doenças.  
  • Ao longo da formação, 280 alunos participaram de atividades sobre educação sexual, saúde mental, bullying, drogas e cultura de paz.  
  • A cerimônia emocionou os jovens, que fizeram um juramento simbolizando o compromisso com a vida e se tornaram multiplicadores de boas práticas em suas comunidades.  

A Prefeitura de Barueri realizou, na manhã do dia 27, quinta-feira, mais uma formação do projeto Pequenos Doutores. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde (CABS) da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças no contexto do ensino fundamental da rede municipal.  

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na sede da Secretaria de Educação, no Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP). A iniciativa fortalece a integração entre Saúde e Educação, por meio de ações que dialogam com o enfrentamento das múltiplas formas de violência — física, psicológica, sexual, institucional e estrutural.  

Participaram 280 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Onofra da Silva, Prof. Renato Rosa, Osvaldo Batista Pereira, Padre Luiz de Oliveira Andrade, Jorge Augusto de Camargo, Margarida Maria Maciel e Roberto Luiz de Araujo Brandão. No programa, são trabalhados temas como educação sexual, saúde mental, prevenção ao uso de drogas, bullying, valorização da vida e cultura de paz, contribuindo para a formação de estudantes conscientes de seus direitos, do autocuidado e do respeito ao outro.  

Saiba mais 
Escola como espaço de cuidado 

Ao transformar a escola em um território de promoção da saúde e cidadania, o projeto estimula autonomia, senso crítico e empatia. Ao final da jornada, os participantes se tornam “Pequenos Doutores”, agentes multiplicadores de boas práticas e prevenção, levando informações para suas famílias e comunidades. A ação reafirma o papel da Atenção Básica e da escola como pilares na proteção de crianças e adolescentes em Barueri.  

“Quero estudar Medicina”, diz estudante 
O evento foi marcado por muita emoção e despertou nos estudantes o interesse por seguir carreira na área da Saúde. Julia Vitória Pires de Sousa, 13 anos, aluna do 8º ano da EMEF Padre Luiz de Oliveira Andrade, compartilhou sua experiência. “Eu achei bem interessante participar. Queria muito fazer parte do projeto porque me interesso por temas relacionados à saúde. Futuramente quero seguir na área da Medicina e sonho em estudar fora do país”, conta.  

Maria de los Angeles F. Gonzáles, mãe de Helen Natalia González, 14 anos, estudante da EMEF Onofra da Silva, também celebrou a participação da filha. “Minha filha ficou emocionada, prestou muita atenção e gostou muito. Ela disse que aprendeu muita coisa. Eu sempre falei para ela iniciar e seguir até o final. Ela chegava em casa sempre muito animada”, revelou.  

O juramento 
Durante a cerimônia, assim como os formandos de Medicina e Enfermagem em nível superior, os estudantes fizeram a leitura do Juramento do Pequeno Doutor, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde, a preservação da vida e a construção de um mundo mais justo e melhor. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp