
Barueri realiza o 2º Fórum Empresarial ESG e destaca iniciativas ambientais, sociais e de governança
- 30 de abril de 2025
Resumo:
-
O 2º Fórum Empresarial ESG de Barueri, realizado em 24 de abril, destacou temas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG), com palestras e discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social.
-
Participantes como autoridades locais e especialistas compartilharam iniciativas de sucesso, como a gestão de resíduos e a inclusão social.
-
O evento também contou com a exposição de 24 entidades, promovendo a troca de experiências entre empresas, governo e sociedade.
Assista no: Instagram
Realizado no dia 24 de abril, o 2º Fórum Empresarial ESG de Barueri reuniu autoridades e especialistas e destacou a importância da Agenda ESG para o município. Na quinta-feira, 24 de abril, o meio ambiente foi o protagonista no Centro de Eventos da cidade, localizado na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto.
O Fórum foi organizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), em parceria com a especialista Angela Garcia, da Business School. Essa escola de negócios também atua na formação de futuros profissionais nas áreas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG).
Composto por três painéis, o evento destacou as principais ações já realizadas e implementadas no município de Barueri, bem como na iniciativa privada, que objetivam fomentar as práticas sustentáveis. Para falar sobre essas práticas, a plateia contou com palestrantes como Marco Antonio de Oliveira (Bidu), secretário da Sema; Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam); Flora de Oliveira Castellano, especialista em ESG e representante do Grupo Orizon; Flavia Brandão, diretora da Construtora Plano & Plano; Marco Vinholi, presidente do Sebrae; Tatiana Tedesco, diretora de Recursos Humanos da construtora MPD; Latifa Kadri, cofundadora e diretora de marketing da Consigaz; Edison Taques, CEO da Taques Fonseca Advogados; e Angela Garcia, CEO da Angela Garcia Business School.
Sobre o Fórum
A apresentadora e organizadora do evento pela Sema, Sarita de Oliveira, deu início às atividades, agradecendo a presença do público e dos palestrantes, e promovendo sorteios de brindes oferecidos pelas instituições participantes.
A secretária da Mulher e vice-prefeita de Barueri, Dra. Claudia Marques, participou dos três painéis, destacando a importância da Agenda ESG para o município e a relevância do diálogo entre especialistas, empresas e a administração local.
Painel 1: Meio Ambiente
Neste painel sobre Meio Ambiente, Marco Antonio de Oliveira salientou as iniciativas como o Orquidário, o Ônibus Elétrico e prêmios como "Cidade Amiga dos Animais", ressaltando ações ambientais e sociais bem-sucedidas. O primeiro painel, focado no Meio Ambiente, contou com a participação de Marco Antonio de Oliveira (Bidu), secretário da Sema. Ele destacou o trabalho da pasta, incluindo o curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental e diversas iniciativas, como a inauguração do Orquidário, o Ônibus Elétrico, o Parque da Juventude, e o Hospital e Farmácia Veterinários. Além disso, mencionou os prêmios recebidos, como o título de "Cidade Amiga dos Animais" e o "Município VerdeAzul", frutos dessas ações, e compartilhou números significativos, como mais de 21.500 procedimentos veterinários realizados no Cepad, e mais de 1.000 solturas e repatriações de animais pelo Cetas.
Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), fez um alerta sobre as mudanças climáticas e o aumento da temperatura global, destacando a perda de protagonismo de órgãos internacionais e a necessidade de equilibrar economia e meio ambiente.
Flora de Oliveira Castellano, especialista em ESG e representante do Grupo Orizon, falou sobre o trabalho da empresa na gestão de resíduos sólidos, a criação dos Ecoparques e a URE em Barueri, que transforma resíduos em energia limpa, como o biogás, seguindo modelos de países como Japão e França.
O painel foi mediado por Ana Paula Rodrigues Silva, analista ambiental da Sema.
Painel 2: Social
No painel sobre o tema Social, Flavia Brandão e Marco Vinholi destacaram iniciativas de capacitação, inclusão social e a importância das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para gerar empregos. O segundo painel abordou o tema Social e contou com a participação de Flavia Brandão, diretora da Construtora Plano & Plano. Ela explicou as ações do Instituto Plano & Plano, que atua nas áreas de educação, voluntariado e inclusão no mercado de trabalho, oferecendo programas de capacitação para crianças, escolas públicas, mulheres e trabalhadores de canteiros de obras.
Marco Vinholi, presidente do Sebrae, também esteve presente, destacando a importância da reciclagem e das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a sociedade, além do papel do Sebrae em orientar novos negócios e gerar empregos.
Tatiana Tedesco, diretora de Recursos Humanos da construtora MPD, encerrou o painel compartilhando sua trajetória de superação, desde a pobreza até o sucesso, e o trabalho da empresa com seu instituto, promovendo a capacitação profissional e a inclusão digital.
A mediadora do painel foi Cristiane Zanini, bacharel em Direito, mestre e doutora em Meio Ambiente, professora universitária e especialista em ESG.
Painel 3: Governança
No painel sobre Governança, Latifa Kadri e Edison Taques discutiram a aplicação do ESG, a transparência empresarial e a importância da participação feminina em cargos de liderança. O terceiro painel, sobre Governança, teve início com Latifa Kadri, cofundadora e diretora de marketing da Consigaz. Ela discutiu a aplicação do ESG na empresa, destacando a importância de evitar o "greenwashing" e o uso de etanol para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Latifa também falou sobre o programa “Mulheres que Dão Gás”, que fomenta a participação feminina em cargos de liderança na empresa.
Edison Taques, CEO da Taques Fonseca Advogados, abordou a importância da transparência nas ações empresariais e como isso contribui para a redução de custos e maior segurança. Ele também mencionou a resistência de alguns clientes devido ao desconhecimento do tema.
Angela Garcia, CEO da Angela Garcia Business School, encerrou o painel explicando como a aplicação do ESG é crucial para a sustentabilidade das empresas. Ela também comentou sobre o papel da Frente Parlamentar ESG no Brasil e a importância de cumprir a Agenda 2030 da ONU.
O painel foi mediado por Antoniane Arantes de Oliveira, engenheiro agrícola e assistente da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).
Exposição de Entidades
O Fórum também contou com a exposição de 24 entidades no hall de entrada do Centro de Eventos. A exposição realizada no hall proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre as iniciativas e projetos dessas organizações.











