
“Viver o agora” foi o mote dos convidados especiais do programa Nosso Abraço
- 01 de setembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Resumo:
- O programa Nosso Abraço, realizado de 25 a 29 de agosto em Barueri, promoveu momentos de reflexão, leveza e motivação aos servidores públicos.
- Com participações como a da escritora Branca Barão e do ator Marcos Veras, o evento destacou a importância de viver o presente.
- A iniciativa foi bem recebida e incentivou os participantes a repensarem propósito e qualidade de vida.
De 25 a 29 de agosto, o programa Nosso Abraço realizou mais uma edição, levando momentos de descontração, reflexão e motivação aos servidores públicos de Barueri. Os encontros ocorreram na Praça das Artes (Jardim dos Camargos), nos períodos da manhã e da tarde, permitindo que todo o funcionalismo municipal pudesse participar sem prejuízo aos serviços prestados à população.
Abrindo o Nosso Abraço, a escritora Branca Barão, com seu alto astral, estilo colorido e sorriso cativante, convidou todos a refletirem sobre o propósito da vida, sobre a importância de olhar para si e reconhecer que transbordamos aquilo que sentimos, além de compreender o que realmente queremos. “Em cada coisa que a gente põe a mão, a mente ou o coração, aquilo que entregamos é a representação da nossa personalidade. A gente tem que construir, dentro de nós, antes de mais nada, uma vida mais legal. Você coloca o que você é em tudo o que faz”, destacou Branca.
A escritora compartilhou sua experiência de ter ficado em uma UTI após um acidente que resultou em tromboembolismo pulmonar, quando recebeu a notícia de que a chance de morrer era de 66%. “Eu fiquei me perguntando: viver valeu? Essa é a pergunta que a vida esfrega na nossa cara. Muitas vezes, queremos economizar os momentos bons, mas o que vale hoje pode não existir amanhã. Toda vez que colocamos a felicidade onde ela não está, não a encontramos. A felicidade mora na realidade”, ressaltou.
Saiba mais
Teatro como terapia coletiva
O ator e humorista Marcos Veras trouxe ao palco leveza com seu humor irreverente, inteligente e sagaz. Ele abriu sua intimidade, contando histórias de sua família e até de perdas pessoais — sempre com um humor delicado. Em determinado momento, interagiu com uma servidora que subiu ao palco para participar de uma divertida “sessão de terapia”.
“O objetivo é, claro, divertir, mas também fazer com que vocês saiam daqui valorizando o agora, o presente, seus amigos, familiares e a própria vida. Este é um espetáculo que faz homenagem à vida. É assim que me sinto e é isso que quero passar para vocês”, afirmou Veras, citando ainda a atriz e poetisa Elisa Lucinda: “Um brinde ao que está nas nossas mãos, à vida inédita pela frente e à virgindade dos dias que virão”, encerrou Veras.
Viver o agora
Para a psicóloga Ana Caroline Sales Silva, que atua no Cras Mutinga, a experiência foi marcante. “Foi muito divertido. Coloca a gente para pensar na nossa existência e propósito de vida, é algo que vai além do trabalho. A gente começa a encontrar motivos para surpreender a vida e seguir de uma forma mais leve, por incrível que pareça. Pensar que tudo isso acaba faz com que a gente aproveite mais a jornada”, refletiu.





