Secretaria da Família de Barueri completa dois anos de atividades

- 04 de março de 2023

Em 4 de março de 2021 foi criada em Barueri a Secretaria da Família de Barueri (Sefam), através da Lei Complementar 495, com o objetivo de articular junto às outras Secretarias municipais e órgãos da sociedade ações objetivas de fortalecimento e também de desenvolvimento familiar.

A Sefam também promove o acesso de jovens em risco social ou de baixa renda ao ensino profissionalizante, atividades para a manutenção e fortalecimento conjugal e entre pais e filhos, e também eventos intergeracionais que propiciam o bem-estar e a convivência com a população idosa.

À frente da pasta está Sílvio Macedo, ex-vereador de Barueri. “Sentimos que o município tinha essa necessidade, observamos o modelo de cidades pioneiras e apresentamos um projeto ao prefeito Rubens Furlan”, revela Macedo.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, Barueri recebeu em novembro do ano passado o Selo Município Amigo da Família (SMAF), emitido pela Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Barueri já se tornou referência e muitos municípios brasileiros (Areado-MG e os paulistas  Valinhos, Araçariguama e Jandira) já visitaram ou consultaram o modelo da Sefam, principalmente em razão do Programa Famílias Fortes.

Através da Coordenadoria da Juventude, a Sefam possui uma parceria com a Etec  (Escola Técnica Estadual) onde 120 jovens já passaram por cursos de Auxiliar Administrativo e Excel. Há aulas de judô para 60 rapazes e moças e 120 munícipes receberam acolhimento psicológico.

Parque da Maturidade, um capítulo à parte
O Parque da Maturidade José Dias da Silva passou a ser gerido pela Sefam em dezembro de 2021. “Foi um presente que ganhamos. Trocar experiências com a população idosa nos torna muito mais engrandecidos”, conta Sílvio Macedo.

Nos 1.500 atendimentos diretos de segunda a sexta-feira, há atividades culturais, esportivas. Há disputa de campeonatos, passeios, jogos e grupos socioeducativos. Está em andamento mais uma reforma que vai ampliar a capacidade de atendimento do refeitório, que também é utilizado como auditório e salão de festas. Atualmente são servidas 650 refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde).

São disponibilizados ônibus gratuitos em vários horários, que partem do Terminal de Barueri. Ao chegar ao Parque, há vans que conduzem os idosos. Mensalmente são realizados dois bailes, muito apreciados pelos frequentadores.

Programa Famílias Fortes
São realizados sete encontros semanais para fortalecimento dos laços familiares. Há atividades conjuntas e separadas conduzidas por “facilitadores” voluntários formados pela plataforma da Avamec de acordo com a faixa etária dos filhos. O Programa Famílias Fortes já atendeu 1.359 pessoas (453 famílias) em diversos bairros da cidade.

Rodas de conversa
A Sefam faz palestras na sede de entidades baruerienses, tais como a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), Associação Cristã de Moços, Sociedade Bíblica do Brasil, Apae, Cooperativa Unindo Forças, Empresa Kicaldo etc. Os temas abordado são: Fortalecimento do Vínculo Familiar, Síndrome de Burnout e Esgotamento no Trabalho e Prevenção ao Suicídio (em parceria com o CVV - Centro de Valorização da Vida). Mais de mil pessoas já participaram.

Apoio ao egresso
A Sefam mantém convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para execução em caráter contínuo do Programa de Penas e Medidas Alternativas, colaborando para a inserção de ex-detentos que moram em Barueri no mercado de trabalho. São 150 atendimentos mensais no Centro de Cultura e Paz, mais os atendimentos espontâneos.

Atendimentos psicossociais
Houve 280 atendimentos individuais, familiares e também 60 visitas domiciliares. Os atendimentos são feitos por assistentes sociais e psicólogos da Secretaria da Família.

Luta contra as drogas
85 dependentes químicos ou alcoólicos foram atendidos. Destes, 41 foram encaminhados para a Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, com a qual a Sefam tem parceria desde setembro do ano passado. Já foram realizadas reuniões de planejamento e articulações com o CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Unip (Universidade Paulista).

Temp Temp Temp Temp Temp