Temp

Ipresb e Sema promovem engajamento de aposentados na adoção de pets

- 04 de agosto de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp 

Resumo:

  • O Ipresb e a Sema realizaram uma ação voluntária no Parque Municipal Dom José, dia 30, envolvendo interação com cães para adoção do Cepad I.
  • Os participantes ouviram sobre os desafios da adoção consciente e se engajaram na causa. 
  • Ao final, alguns aposentados optaram por atividades voluntárias em outras instituições sociais. 

Na manhã de quarta-feira, dia 30 de julho, o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Barueri (Ipresb) realizou uma ação voluntária no Parque Municipal Dom José, em parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). O Ipresb, que promove regularmente cursos de educação financeira e de saúde, oficinas de artesanato e outras atividades externas, convidou seus membros para essa vivência de trabalho. No local, eles puderam interagir e passear com os cães levados para adoção pelo Cepad I (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), da Sema. 

Além disso, os participantes ouviram uma explanação sobre as atividades do Cepad I, ministrada por Danilo Martins, diretor de Adoção, que foi sabatinado pelos 12 aposentados presentes. Eles ficaram sabendo que o número de felinos para adoção é infinitamente menor que o de caninos e conheceram os desafios enfrentados pela Sema para incentivar adoções conscientes. 

O desejo de adoção e de divulgação da causa foi despertado entre os participantes, que saborearam um lanche oferecido pela Sema ao final do evento. Outros 17 aposentados do Ipresb, interessados em atuar em causas sociais e ambientais, optaram por uma atividade voluntária no Centro de Convivência de Idosos do Grupo Vida, no Jardim Belval.  

Depoimentos 
“Temos um Programa Pós-Aposentadoria que proporciona oportunidades de reflexão, cultura e lazer para tornar a vida dos nossos aposentados mais significativa e proveitosa”, revela Sueli Amorim, gerente de serviço social do Ipresb.  

“Um dos temas escolhidos para os encontros do programa foi o trabalho voluntário, diante da percepção de que essa prática pode fortalecer o senso de pertencimento dos participantes e ampliar seu papel ativo na sociedade. A partir disso, a equipe organizadora entrou em contato com diferentes secretarias municipais para verificar a possibilidade de inserir os aposentados em ações voluntárias vinculadas às atividades públicas”, declara Dáphane Santos, assistente social do Ipresb.  

“Estamos com nosso canil lotado. Foi uma ótima oportunidade de divulgar a necessidade de adotar esses animais domésticos e também de envolver os voluntários aposentados nessa ação”, revela Sarita de Oliveira, diretora de Comunicação e Eventos da Sema. “A escolha da data se deu em função da comemoração do Dia Nacional do Vira-Lata (31 de julho). A repercussão foi incrível. Recebemos muitos comentários positivos em nossas redes sociais”, complementa.  

“Todos os animais doentes ou vítimas de maus-tratos resgatados pela Sema são castrados, vacinados, vermifugados e microchipados. Além disso, nós levamos os pets até a casa do futuro tutor”, ressalta Danilo Martins, diretor de Adoção do Cepad I. 

Próximo evento do Instituto 
O Ipresb programou, para breve, uma palestra sobre inclusão digital com ênfase na segurança on-line e uma oficina de artesanato com materiais recicláveis, ministrada pelos próprios aposentados. A Sema, por sua vez, pretende expandir essa atividade e engajar voluntários junto ao ILPI (Lar do Idoso de Barueri).  

Temp Temp Temp Temp Temp Temp