
Pais elogiam Projeto Sorrisos Saudáveis na Primeira Infância
- 07 de maio de 2025
Resumo:
-
A 3ª edição do Projeto Sorrisos Saudáveis na Primeira Infância foi realizada pela Secretaria de Saúde em Barueri, promovendo a saúde bucal por meio de atividades educativas.
-
O evento envolveu pais, alunos e profissionais da saúde, com palestras, teatro e brincadeiras.
-
Pais elogiaram a iniciativa, destacando sua importância na criação de hábitos saudáveis desde cedo.
Com o tema Transformando Sorrisos, Avaliando Conquistas, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a 3ª edição do Projeto Sorrisos Saudáveis na Primeira Infância. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de abril, na EMMEI – Escola Municipal Maternal e de Educação Infantil “Maria Dolores Zendron Penteado”, situada na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 41, no Engenho Novo.
Voltado para os alunos da unidade, a ação contou com a presença de educadores, representantes da área da saúde e foi bastante elogiado pelos pais. “É um projeto que ajuda a tirar dúvidas, como escovação e desapego de chupetas, dando-me uma luz sobre como farei para tirá-las do meu filho mais velho, Heitor César, de 5 anos, e da minha filha mais nova, Maria Júlia, de um aninho”, destacou a mãe Milena de Sousa Oliveira Ramos, que também elogiou a escola: “Gosto porque está ajudando meus filhos a evoluírem bastante.”
Eduardo Meira Sousa, pai de Artur, de 4 anos, também aprovou a iniciativa. “São orientações que ajudam muito”, ressaltou o munícipe, que assistiu à palestra ministrada pelas profissionais América Cristiane Leal do Nascimento, dentista da EMEF Prof. João Tibúrcio da Silva Filho (do berçário ao 9º ano), e Marisley Ferreira, doutora especializada na prevenção de doenças dentárias em todas as escolas da rede municipal de Barueri (do berçário ao 5º ano).
O projeto tem como foco principal o envolvimento das famílias no estabelecimento de hábitos saudáveis de higiene bucal. A programação incluiu apresentação de peça teatral (teatro de fantoches), circuito de brincadeiras, jogos educativos, pescaria da saúde bucal, tabuleiro de chão com dado e palestras.
Saiba mais
Pais atentos
Durante a palestra, os profissionais abordaram temas importantes, como traumatismo dental, hábitos nocivos (uso de chupetas e sucção de dedos), técnicas de escovação, importância da escovação noturna (antes de dormir) e do flúor no creme dental, além de cuidados com a alimentação saudável e escolha da escova ideal. “Os pais interagiram tirando dúvidas, mostraram-se interessados e agradeceram o aprendizado”, comentou a dentista América Cristiane Leal do Nascimento.
Presente ao evento, a coordenadora Fernanda Lucas Medeiros, da CABS (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde), considera o projeto de extrema importância. “Estamos atuando há anos em várias escolas e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Observamos que, quanto mais essa aproximação com a educação acontece, mais as ações são facilitadas. Os alunos tornam-se nossos multiplicadores, levando informações para seus cotidianos, com pais, familiares e outras crianças”, relatou Fernanda, ressaltando o reconhecimento das famílias. “Em uma das falas, um pai disse que gostaria de ter tido essas informações quando os filhos eram menores, para cuidar da higiene bucal desde o berçário”, contou e finalizou: “Por isso trabalhamos com a parte criativa.”






