
Audiência registra 73.031 faltas a consultas e exames, e Saúde pede aviso com antecedência
- 07 de outubro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A Audiência Pública da Saúde de Barueri registrou 73.031 faltas em consultas e exames no 2º quadrimestre de 2025 e reforçou o pedido para que os pacientes avisem com antecedência.
- Foram apresentados dados de atendimentos, investimentos e novos serviços da rede municipal.
- Destaques incluem a criação de um Centro de Infusão e ampliação de exames especializados.
Em Audiência Pública de Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2025 (período de maio a agosto), veja AQUI, a Secretaria de Saúde registrou 73.031 ausências, sendo 35.696 faltas em agendamentos de consultas e 37.335 em procedimentos de exames. Realizada no plenário da Câmara Municipal na segunda-feira, 29 de setembro, assista AQUI, a audiência pública de saúde contou com a presença de autoridades municipais, colaboradores, representantes da sociedade civil e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
Os números preocupam os gestores da área, que fazem um apelo à população: que as pessoas não faltem às consultas e exames. Caso não possam comparecer, que avisem com pelo menos 48 horas de antecedência, permitindo que a vaga seja disponibilizada para outro paciente.
A ausência já havia ocorrido também no 1º quadrimestre de 2025, quando a Secretaria de Saúde computou 40.395 faltas a exames e 33.348 a consultas. O aviso prévio visa conscientizar a população, para que não se tire a oportunidade de alguém que está na fila aguardando por atendimento.
Objetivo da municipalidade
O objetivo do governo municipal é melhorar cada vez mais o atendimento na rede de saúde da cidade. Em Barueri, vale destacar, o município destina R$ 1.248.408.000,00, valor correspondente a 21,3% do orçamento de R$ 5.870.930.000,00, com base na Lei nº 3.120, de 25 de novembro de 2024.
O evento contou com a apresentação do organograma da Secretaria de Saúde e do demonstrativo das despesas por função e subfunção (administração geral, atenção básica de saúde, assistência hospitalar e ambulatorial, suporte profilático e terapêutico, vigilância sanitária e epidemiológica).
Foram exibidos também os números de atendimentos dos 49 equipamentos da rede, como: 21 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Centro de Diagnósticos, Hospital Municipal Francisco Moran, quatro prontos-socorros adultos e um infantil, Maternidade, Central de Regulação, Vigilância em Saúde, Policlínica do Engenho Novo, Centro de Especialidades, Farmácia Municipal 24h, Cretea (Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Departamento Técnico de Controle de Zoonoses.
Eventos e atendimentos
No período, a Saúde realizou eventos como Maio Lilás (Roda Materna), Julho Verde (Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço) e Setembro Amarelo (Prevenção do Suicídio). Dentre alguns dados, vale destacar os números do Centro de Diagnósticos (Vila Porto), com 1.450.643 procedimentos; do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta, no Centro, com 116.494 atendimentos; e da Policlínica do Engenho Novo, que registrou 39.474 atendimentos em especialidades médicas e realizou 979 pequenas cirurgias.
A audiência mostrou também que o Hospital Municipal Dr. Francisco Moran realizou 92.801 serviços e que as farmácias municipais forneceram 33.099.384 medicamentos e insumos, atendendo 482.596 usuários.
Entre outros números apresentados, a saúde de Barueri fechou o 2º quadrimestre com: 170.577 atendimentos nos prontos-socorros adulto e infantil (no Centro); 739.351 serviços de especialidades voltadas à Coordenadoria de Ações Básicas de Saúde; 21.477 procedimentos do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar); 114.710 atendimentos da Vigilância em Saúde. A Maternidade Municipal somou 1.301 procedimentos, sendo deste total 737 partos normais e 309 cesarianas.
Mais equipamentos
Durante a audiência, a gestão municipal de Saúde anunciou que, visando facilitar o fornecimento de medicamentos de alto custo, será instalado um Centro de Infusão no Hospital de Retaguarda "Vanderson César de Almeida", localizado na avenida Cidade de Itu, 346, no Jardim Paulista.
Foi divulgado que está em fase de definição a implantação do serviço de cintilografia no Hospital Municipal Dr. Francisco Moran, bem como a instalação do serviço de vitrectomia no Centro de Diagnósticos.
Entre outras novidades, foi ressaltado mais uma vez o projeto de criação da sede do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Cretea), que atualmente funciona na SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), no Jardim Belval.
