
Barueri promove novo mutirão contra a dengue neste sábado (10)
- 08 de maio de 2025
Resumo:
-
No dia 10 de maio, das 9h às 15h, moradores de dois bairros de Barueri receberão o mutirão contra a dengue.
-
O objetivo da ação é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e conscientizar os moradores sobre prevenção.
-
Além da dengue, esse mosquito transmite outras doenças, como febre amarela urbana, zika etc.
O mutirão contra a dengue na cidade continua neste sábado, chegando aos bairros do Parque Imperial e Jardim São Luís. A iniciativa é Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ). Na data, os moradores desses dois locais da cidade receberão a visita de agentes de combate às endemias para vistorias e orientações em suas residências.
As visitas dos agentes ocorrerão de a partir das 9h no Imperial e a partir das 13 no São Luís. De manhã, das 9h às 12h, os agentes percorrerão as ruas Martins Fontes, Duarte da Costa, Quintino Bocaiuva, Raposo Tavares, Tomé de Souza, Pero Vaz Caminha e Silvio Romero, no Parque Imperial. Já das 13h às 15h, será a vez das ruas Bermudas, Alberto José da Mota, José Maria de Abreu, José Carlos Pace, Tailândia, Finlândia, Islândia, Jamaica e Tilápia, no Jardim São Luís.
As visitas têm como objetivo orientar os moradores sobre formas de prevenção e identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. O trabalho é especialmente importante durante períodos de calor e chuva, que favorecem a proliferação do inseto. Além da ação do poder público, a colaboração da população é essencial. Entre as principais medidas preventivas estão: colocar areia nos pratos de vasos de plantas, cobrir pneus e caixas d’água, manter piscinas tratadas, guardar garrafas com a boca para baixo, limpar calhas e ralos, entre outros cuidados que evitam o acúmulo de água parada — ambiente propício à reprodução do mosquito.
Saiba mais
A importância da imunização
A vacinação contra a dengue também é uma medida preventiva importante. O imunizante está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Na rede privada, a vacina pode ser adquirida por qualquer faixa etária, com valores definidos por laboratórios, clínicas, farmácias ou hospitais. Atualmente, dois tipos de vacinas estão disponíveis: uma com esquema de duas doses e outra com três doses, conforme o fabricante.
A dengue pode evoluir para formas graves se não for tratada adequadamente. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e dor nas articulações, a recomendação é procurar atendimento médico o quanto antes.




