Temp

Prefeitura obtém grandes conquistas para a Educação de Barueri

- 11 de janeiro de 2023

Barueri é considerada uma das cidades que mais se destacam no setor da Educação, pelos investimentos realizados nos últimos anos.  O ano de 2022 em particular trouxe muitas conquistas. A reforma e construção de modernos prédios que abrigam as unidades de ensino, a valorização dos professores e a utilização de equipamentos em tecnológica foram as principais ações implementadas ao longo de todo o ano. 

Foram inauguradas e reinauguradas modernas e equipadas escolas como a Emef Elisabete Titto (Jardim Belval), a Emef Júlio Gome Camisão (Parque Imperial), a Emef Amador Aguiar (Parque Imperial), a Emef Estevan Placêncio (Aldeia de Barueri), a Emei Benedito Venâncio (Jardim Reginalice), o Centro de Referência Pela Primeira Infância (Jardim Tupanci), entre outras. 

A Educação também celebrou a ampliação do projeto Sala Maker, que passou a atender mais de 8 mil alunos nos 20 polos existentes. Os estudantes da rede têm contato com tudo o que há de mais avançado no universo Maker: impressoras 3D, drones, automação, equipamentos de robótica, além de um rico material pedagógico preparado por especialistas no assunto. 

Aconteceu ainda a implementação do projeto Núcleos WIT, também motivo de grandes avanços. Em salas equipadas com o que há de mais inovador, a iniciativa deu oportunidade para que os estudantes da rede tivessem acesso a cursos inéditos como Mundo Virtual, IoT (Internet das Coisas), Comunicação Digital, Resolução de Problemas e Oficinas de Games. 

Tantos investimentos importantes resultaram em excelentes resultados de aprendizagem dos alunos baruerienses. A rede municipal conquistou, mais uma vez, lugar de destaque quanto ao desempenho dentre as escolas públicas, de acordo com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Barueri superou a média nacional no quesito que mediu a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 5º ano. Enquanto Barueri obteve a nota 6.4, a média nacional foi de 5.8; a cidade de São Paulo, por exemplo, foi avaliada em 5.7. 

Já nos números que mediram a aprendizagem dos estudantes do 6º ao 9º ano, Barueri também se destacou com a nota 5.7, a maior entre todas as cidades da região oeste e novamente o município de São Paulo, que ficou com média de 5.1. 

Temp Temp