Temp

Secretaria de Mobilidade Urbana consolida ações contra acidentes

- 11 de janeiro de 2023

Criada em fevereiro de 2022, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) esteve empenhada em ações de melhorias no trânsito da cidade e na prevenção de acidentes.  Para tanto, usa de recursos em fiscalização, educação de trânsito, sobretudo com estudantes da rede municipal de ensino, e em qualificação de agentes. 

Um dos pontos principais levados à frente pela Semurb foi o Plano de Mobilidade Urbana, que define as diretrizes para o desenvolvimento da rede viária do município. Esse Plano busca fundamentalmente contribuir com a organização dos deslocamentos de pedestres, motoristas, passageiros e ciclistas, otimizando tempo, energia e outros recursos. 

Transporte escolar 
Outra ação importante da Semurb diz respeito ao transporte escolar. Ela é responsável pela vistoria semestral dos veículos credenciados na rede municipal. Os munícipes podem aferir a regularidade do veículo que transporta estudantes através de um QR Code colado no vidro traseiro das vans e ônibus. 

Educação no trânsito 
Em fevereiro houve uma ação para alertar os motoristas quanto aos riscos de misturar álcool e direção num dos períodos em que mais ocorrem acidentes de trânsito: no Carnaval. Outras ações ocorreram ao longo de 2022 nas feiras noturnas do Centro e do Jardim Silveira.   

A Operação Brincando nas Férias, Campanha Volta às Aulas, além de palestras em escolas e a campanha de conscientização dos jovens sobre os perigos de “pegar rabeira” em ônibus também foram atividades que mobilizaram agentes e outros profissionais da Secretaria.  

Mais segurança 
A Semurb instalou gradis na Estrada dos Romeiros para que haja mais segurança para pedestres e condutores de veículos; houve ações também na Estrada Velha de Itapevi, na Av. Piracema, na Aldeia de Barueri e na Rodovia Castello Branco em razão das obras do Viaduto Akira Hashimoto. 

Ao longo do ano, os agentes da Semurb participaram dos seguintes cursos de aprimoramento profissional: Seminário de Sensibilização em Justiça Restaurativa; Gestão por Resultados; Preenchimento de Boletins de Ocorrência; Aprimoramento de Atendimento a Vítimas de Acidentes Trânsito e Seminário Valorização da Vida e Oficina de Libras na SDPD.

Em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), a Semurb participou ainda do Curso de Formação Continuada e de Produtos Perigosos e Atendimento de Emergência de Vazamentos de Gás. 

Temp Temp