
Semana de Luta Antimanicomial começa com exposição fotográfica em Barueri
- 12 de maio de 2025
Resumo:
- Exposição fotográfica marca a abertura da Semana de Luta Antimanicomial em Barueri, destacando as atividades dos CAPS.
- O evento "Sou CAPS" contou com a presença de autoridades locais e promoveu o debate sobre a importância da saúde mental sem a necessidade de manicômios.
- A programação inclui diversas atividades culturais, esportivas e educativas durante a semana, com foco na inclusão e prevenção da saúde mental.
Na manhã desta segunda-feira, dia 12, foi aberta uma exposição fotográfica com registros de todas as atividades desenvolvidas pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) para a população de Barueri. São eles: CAPS Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Infantojuvenil.
O evento “Sou CAPS”, alusivo ao início da Semana de Luta Antimanicomial em Barueri, ocorreu no saguão do Complexo Esportivo do Jardim Silveira. Estavam presentes os secretários de Saúde, Milton Monti, e de Esportes, Tom Moisés, além de diversos servidores e usuários das duas secretarias.
Coube ao secretário-anfitrião enaltecer os benefícios das atividades física e mental. Já Monti ressaltou a importância da Semana Antimanicomial. Eles disseram:
“Cuidamos da prevenção da saúde física e, principalmente, da saúde mental. Qualquer atividade física, quando bem praticada, trabalha o corpo e a mente. É preciso ter foco, disciplina e concentração. O esporte alivia a mente e traz relaxamento. Temos, inclusive, um programa de inclusão de pessoas autistas”, destacou Moisés.
“A saúde mental não precisa de manicômios, e sim de acolhimento. Temos o compromisso de levar adiante essa forma de tratamento às pessoas, que antes ficavam em um depósito. Barueri tem a melhor saúde da região Oeste e uma das melhores do Estado de São Paulo”, frisou Monti.
Ele também destacou a grande sinergia proveniente da parceria entre as duas secretarias e os benefícios obtidos na prevenção:
“Essa simbiose é muito boa, porque, se as pessoas podem desenvolver uma atividade física, isso contribui para que tenham menos doenças”, comemorou.
O encerramento do evento contou com a participação do violonista Jerônimo da Luz, usuário do CAPS Adulto, que também é artesão. Vários sucessos da MPB foram executados (Taiguara, Luiz Gonzaga, Renato Teixeira e Duduca & Dalvan), com destaque para Alceu Valença, cuja interpretação de “Anunciação” e “La Belle de Jour” revelou sua preferência pelo artista.
Saiba mais sobre os eventos que ocorrerão durante toda essa semana
De olho na agenda:
-
Dia 13 (terça-feira), das 10h às 13h – CAPS no Parque
Local: Parque Municipal Dom José (Rua Ângela Mirella, 500 – Vila Porto).
Atividades: Pilates, auriculoterapia, dinâmicas, atração musical, divulgação da Semana Antimanicomial e comercialização de produtos confeccionados pelos usuários.
-
Dia 14 (quarta-feira), das 9h às 15h – 1ª Feira de Economia Solidária da Saúde Mental de Barueri
Local: Ganha Tempo e Terminal Rodoferroviário de Barueri.
Atividades: Ações voltadas à divulgação da campanha “Sou CAPS”.
-
Dia 15 (quinta-feira), das 9h às 15h – Inter CAPS Regional RAPS Rota dos Bandeirantes
Local: Ginásio Poliesportivo José Corrêa.
Atividades principais: Jogos de futebol entre equipes dos municípios de Barueri, Osasco, Itapevi, Santana de Parnaíba, Jandira e Carapicuíba.
Outras atividades: Competições de xadrez, além de aulas de pilates e zumba.
-
Dia 16 (sexta-feira), a partir das 10h – Ato de Luta Antimanicomial
Local: Assembleia Legislativa de São Paulo.
Atividade: Participação no ato de encerramento da Semana Antimanicomial com delegações de todo o Estado de São Paulo.






