Temp

Com tradição em Barueri, vôlei é opção para crianças e jovens

- 15 de junho de 2018

Quem vê as moças do time de Barueri sacando, bloqueando ou cortando e fica admirado não sabe que esse hábito é antigo no município. De 2016 pra cá, entretanto, graças à iniciativa do consagrado técnico José Roberto Guimarães e do apoio da Secretaria de Esportes de Barueri, é que o vôlei ganhou maior evidência chegando a sediar recentemente uma das chaves da Liga das Nações de Voleibol Feminino.

Barueri recebeu as seleções do Brasil, Alemanha, Japão e Sérvia. Foram seis jogos de altíssimo nível e muita competitividade. Ficou estampado nos olhos da juventude o desejo de um dia estar lá dentro da quadra vestindo a camisa amarela. No que depender de incentivo inicial, o Barueri Esporte Forte, programa da Secretaria de Esportes, oferece toda a estrutura.

Há 451 alunos de ambos os sexos, de 7 a 18 anos, matriculados na escola de vôlei esportes nos seguintes polos: Ginásios do Jardim Silveira, Jardim Tupanci, Parque Imperial, Jardim Belval, Parque dos Camargos, CIE do Jardim dos Altos (recém-inaugurado) e na Vila Militar.

Se quiser passar a jogar nas equipes de rendimento, as candidatas devem passar pelas seletivas (“peneiras”), que ocorrem sempre no mês de dezembro. As “peneiras”, que são muitas concorridas e atraem atletas de várias regiões, estão restritas às meninas, já que o Barueri Esporte Forte disputa apenas o Campeonato Estadual Feminino da Federação Paulista de Voleibol em todas as seis categorias da base. Destacam-se no vôlei adulto, tendo passado pela base do Barueri, a levantadora Jackeline Moreno e a central Tainara Lemes, ambas atletas do Hinode Barueri.

Escolas de Esporte
Para se inscrever nas escolas de vôlei ou de qualquer outra das cerca de 20 modalidades, os pais devem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, ao setor de matriculas do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, portando cópia do RG, cópia comprovante de residência, uma foto 3x4 e atestado médico.