Ônibus do transporte escolar já estão em circulação

- 16 de agosto de 2017

Começaram a funcionar, no dia 14 (segunda-feira), os cerca de 100 ônibus novos do transporte escolar da rede municipal de ensino. Os veículos substituem os da antiga frota e chegam para conduzir aproximadamente 6 mil estudantes, incluindo alunos matriculados na Emeief Dorival Faria – unidade que volta a operar em prédio totalmente reconstruído, no Jardim Tupanci, e entregue nesta semana pela Prefeitura de Barueri.

Os ônibus novos tiveram as carrocerias, de 34 e 44 lugares, montadas nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, respectivamente. Possuem ar condicionado, cintos de segurança retráteis e poltronas individualizadas.

Conforto e segurança
A qualidade do transporte e os cuidados oferecidos pelos motoristas e monitores, que foram devidamente qualificados para as respectivas funções, foram destacados pelos alunos já nos primeiros dias de serviços prestados. “É o melhor transporte, melhores bancos e mais aconchego para nós. Gostei mais da segurança que temos agora. Os ônibus são bonitos”, elogiou Ana Luiza dos Santos Costa, estudante do 5º ano da Emeief Dorival Faria. Ela também gostou das novas instalações da unidade: “uma surpresa! Esperava continuar na escola antiga e com o mesmo transporte. Assim está bem melhor”.

Os itens conforto e segurança foram ressaltados ainda por outros alunos do 5º ano da Emeief Dorival Faria. Para Gabrielle de Almeida Dias, que, assim como seus colegas, embarcou em micro-ônibus de 34 lugares, o novo transporte é muito bom. “Gostei. O ônibus antigo não tinha ar condicionado. Este é melhor. Tem cinto de segurança e bem mais seguro”.

Colega da mesma escola, no  Jardim Tupanci, o estudantes Levy Portugal aprovou a nova frota. “Foi muito bom ter mudado de ônibus. Antes, no antigo, era muito tumultuado. Difícil ficar respirando, porque havia muito calor. Também, na parte do fundo, tinha gente mal-educada. Esse ônibus é bom porque agora não tem muita gente, tem ar condicionado e é mais seguro. Muito bom para mim e meus colegas. Esse ônibus novo é maravilhoso”.

Entrega e treinamento
Depois de montados fora do Estado de São Paulo, os ônibus novos chegaram a Barueri e foram entregues, oficialmente, na sede da Secretaria de Educação, no domingo, 30 de julho, com a presença de todos os profissionais envolvidos, já uniformizados. Na semana passada, os motoristas estiveram em Santo André (região do Grande ABC), onde participaram de uma série de orientações teóricas e treinamentos práticos. O objetivo foi oferecer aos profissionais a capacidade de conduzir os estudantes com segurança e responsabilidade.