
Operação “De Olho no Copo” orienta comerciantes de bebidas alcoólicas na região central de Barueri
- 15 de outubro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- A Operação “De Olho no Copo” do Procon Barueri orientou comerciantes da região central sobre os riscos de bebidas adulteradas com metanol, que têm causado mortes e interditado estabelecimentos.
- Foram visitados 16 pontos, com recomendações para evitar produtos falsificados.
- A ação integra uma campanha estadual com adesão de 93 cidades.
Na noite da última sexta-feira, dia 10, uma equipe do Procon Barueri, composta por quatro servidoras da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (Sict), visitou bares, lanchonetes, restaurantes e adegas para orientar comerciantes de bebidas alcoólicas quanto ao risco de adquirir e servir produtos adulterados para a população. Esse problema está levando vários consumidores a óbito e acarretando a interdição de diversos estabelecimentos comerciais suspeitos. “Nosso objetivo é a orientação geral aos estabelecimentos sobre a campanha #deolhonocopo, do Procon estadual. Alertamos sobre os cuidados para evitar a compra de bebidas contaminadas com metanol e orientamos a guardar as notas fiscais de todas as compras para uma eventual fiscalização”, afirma Katia Tomita, coordenadora do Procon de Barueri.
Inicialmente, Katia e as fiscais Elci Demétrio, Elci Monteiro e Renata Franco se dividiram pelos estabelecimentos das ruas Vitória e Prof. Max Zendron e foram muito bem recebidas pelos comerciantes. “Sempre tivemos essa preocupação com nossos clientes, que são verdadeiros amigos. Conhecemos quase todos pelo nome e percebemos até um aumento no movimento nesse período”, revela Andressa Araújo Silva, proprietária de um bar nas proximidades da Igreja São João Batista.
De lá, as fiscais foram para as proximidades do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, onde também foram recebidas com cordialidade. “Estamos atentos a essa problemática da adulteração e muito tranquilos porque nossos fornecedores são confiáveis e não comercializamos drinques, somente garrafas fechadas. Isso facilita a identificação da procedência do produto”, conta Valdemir Alves Pereira, supervisor de uma adega-bar próxima à Câmara Municipal.
Saiba mais
Ao todo, na data, foram visitados 16 estabelecimentos, lembrando que alguns pontos de venda noturnos ainda não estavam abertos.
Todos os comerciantes receberam uma publicação com as seguintes dicas:
- Verificar rótulos, ingredientes e data de validade dos produtos adquiridos;
- Armazenar produtos de acordo com as Leis Antiálcool e Antifumo;
- Comprar de fornecedores idôneos e com CNPJ;
- Exigir e arquivar nota fiscal eletrônica;
- Não adquirir de vendedores informais e desconfiar de preços muito baixos;
- Observar sinais de adulteração no lacre ou na cápsula dos vasilhames;
- Interromper a venda imediatamente em casos suspeitos de adulteração;
- Notificar a Vigilância Sanitária o mais rápido possível.
Mais informações podem ser obtidas AQUI.
A Operação “De Olho no Copo” partiu do Procon estadual. Houve adesão de 93 cidades a essa operação e mais de 1.000 estabelecimentos foram visitados. Novos procedimentos poderão ser adotados no combate à contaminação de bebidas por metanol. Barueri está atenta e, até o fechamento desta reportagem, não contabilizava nenhum caso suspeito ou confirmado.
Situação no Estado
Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), datados de segunda-feira (13), indicam que os casos de intoxicação por metanol em todo o Estado de São Paulo somavam:
• 128 casos no total;
• 100 em investigação, sendo três óbitos (um no município de São Paulo – 50 anos), dois em São Bernardo do Campo (49 e 58 anos); os óbitos foram registrados nos dias 15, 25 e 28 de setembro; e 2 e 7 de outubro);
• 28 casos confirmados, com 5 óbitos (três homens de 54, 46 e 45 anos), residentes da cidade de São Paulo, uma mulher de 30 anos de São Bernardo do Campo e um homem de Osasco de 23 anos);
• 246 casos foram descartados.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo



