Temp

Saúde divulga calendário de vacinação contra a Covid

- 16 de julho de 2021

Quanto menor a faixa etária, maior o número de pessoas a serem vacinadas. Nesta etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, quando pessoas abaixo dos 40 anos começam a ser vacinadas, os municípios brasileiros enfrentam o desafio de imunizar grupos bem numerosos sem receber todas as doses necessárias de uma vez.

Isso tem ocorrido desde que a campanha chegou nas pessoas a partir dos 49 anos, uma vez que a faixa dos 30 aos 50 é composta por um grande número de indivíduos.

Para se ter uma ideia, estima-se que Barueri tenha cerca de 18 mil pessoas na faixa etária dos 45 aos 49 anos; o número passa de 20 mil quando se analisa a faixa dos 40 aos 44 anos; dos 30 aos 39 anos, a cidade tem, no mínimo, 48 mil pessoas. Essa estimativa, inclusive, está abaixo da realidade, uma vez que é baseada nos dados do IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística), cujo último senso ocorreu em 2010. De lá pra cá, a população aumentou significativamente.

É preciso ter paciência, aos poucos todos serão vacinados. A Vigilância em Saúde de Barueri, responsável por todos os esquemas vacinais do município, vem solicitando ao estado quantitativos maiores de doses para poder imunizar os grupos com maior agilidade.

Cronograma
Em Barueri, diante da sinalização do governo estadual, que adiantou o calendário dos grupos por idade e prometeu o envio de lotes maiores de vacina, especialmente da CoronaVac, a Secretaria de Saúde conseguiu divulgar o cronograma das próximas faixas etárias na cidade. Confira:

IDADE ABERTURA DE AGENDA INÍCIO DA APLICAÇÃO
35 anos A partir de 15/07 às 10h 19 e 20/07
34 anos  A partir de 16/07 às 10h 21 e 22/07
33 anos  A partir de 19/07 às 10h 23 e 24/07
32 anos A partir de 20/07 às 10h 25 e 26/07
31 anos  A partir de 21/07 às 10h 27 e 28/07
30 anos A partir de 22/07 às 10h 29 e 30/07

Importante lembrar que as vagas de agendamento abrem de acordo com a disponibilidade de vacinas – e elas têm sido preenchidas com bastante rapidez. Quando o sistema interrompe o agendamento, solicitando que o morador aguarde, significa que o número de vacinas disponíveis naquele momento acabou e que é preciso aguardar a próxima remessa. As remessas, embora insuficientes para vacinar cada grupo por completo de uma vez, têm chegado semanalmente, portanto, o agendamento está abrindo com frequência. Fique sempre atento!

Entenda o cronograma
As datas indicam o início dos procedimentos e não significam que eles ocorrerão apenas no período indicado. São apenas pontos de partida para o atendimento de cada grupo. Uma vez liberada vacina para um grupo etário, o agendamento permanecerá aberto a esse grupo, conforme disponibilidade de doses. Se você não conseguir agendar, continue tentando, todos serão vacinados.

Evite cair na fila de espera
Quem não fez o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, e não está com o Cadastro do Cidadão de Barueri atualizado, encontra uma lentidão maior na liberação da vaga, já que entra para um fila. Por isso é de extrema importância manter o cadastro atualizado, e agora ele já pode ser feito on-line AQUI.

Agendamento
O agendamento pode ser feito pelo APP Saúde Barueri, pelo call center, no número (11) 4349-0600, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência (somente em dias úteis) e pelo Portal da Saúde.

O agendamento é importante para evitar aglomerações nos postos de vacinação e também proporcionar um maior controle do município sobre as doses aplicadas, evitando desperdícios.