
Sarau Cultural homenageia Ruth Cardoso
- 05 de maio de 2025
Resumo:
-
Dia 30 de abril, a Secretaria da Mulher de Barueri promoveu o “Sarau Cultural da Mulher Ruth Cardoso”, reunindo apresentações artísticas e serviços de acolhimento.
-
O evento destacou a representatividade feminina e emocionou o público com músicas, poesia e dança.
-
O grupo Empodera fez uma intervenção marcante sobre empoderamento e transformação da mulher.
Na manhã de terça-feira (30), Dia Nacional e Municipal da Mulher, a Secretaria da Mulher de Barueri promoveu o “Sarau Cultural da Mulher Ruth Cardoso”. O evento reuniu mulheres de diferentes gerações em uma programação repleta de apresentações artísticas com o objetivo de valorizar o protagonismo feminino na sociedade.
A atividade foi realizada no Espaço Ruth Cardoso, sede da Secretaria da Mulher, e contou com diversas expressões culturais protagonizadas por alunas dos cursos oferecidos no local. O coral e a turma de canto emocionaram o público com as músicas “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e “Velha Infância”, dos Tribalistas.
Além das atrações culturais, o evento também ofereceu serviços de acolhimento e orientação às participantes. Profissionais da Secretaria da Mulher, como psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e especialista em auriculoterapia, estiveram de plantão em tendas montadas no local, atendendo e tirando dúvidas do público sobre saúde física, emocional e bem-estar.
Leia mais
Representatividade e empoderamento em cena
Um dos destaques da programação foi a intervenção artística do grupo Empodera, com a apresentação “Nós Por Elas”, conduzida por Cida Barros. A performance representou diferentes perfis de mulheres que compõem a sociedade, desde aquelas com histórias simples e anônimas até personalidades inspiradoras, como a antropóloga Ruth Cardoso — homenageada central do sarau e que dá nome ao espaço da Secretaria.
Durante a apresentação, a integrante Sônia Pinto de Castro protagonizou uma transformação simbólica no palco, indo de uma noiva submissa a uma mulher empoderada que desfila com liberdade e confiança. “O Empodera traz temas que tocam profundamente a alma feminina e nos ajudam a resgatar nossa essência. A mensagem que quisemos passar é que, no passado, a mulher era submissa. Hoje, ela é dona de si e desfila com garra e perfeição na passarela da própria vida”, afirmou Sônia.
Apresentações artísticas emocionam o público
O sarau seguiu com outras apresentações marcantes, como a das alunas de dança do ventre, a leitura do poema “Mulher”, de Ivete Porfírio, interpretado por Eliane Soares, e a contação da história “Moça Tecelã”, de Marina Colasanti, interpretada por Maria Angelina Batista.
Dona Neusa Rodrigues, de 80 anos, integrante do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, também encantou os presentes ao interpretar a canção “Hino ao Amor”. Já o grupo do Parque da Maturidade trouxe ao palco a clássica “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”, de Roberto Carlos.
O encerramento ficou por conta das alunas de hip-hop da Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes (CEPAC), que energizaram o ambiente com uma apresentação vibrante.





