Temp

Cepad incentiva a adoção de cães idosos e especiais com serviço on-line

- 17 de julho de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp

Resumo:

  • Adotar cães idosos ou com deficiência é um gesto de amor que transforma vidas, apesar do preconceito que ainda enfrentam.
  • Com cuidados adequados, esses pets vivem com saúde e afeto, sendo mais tranquilos e dóceis.
  • O Cepad I facilita o processo com adoção on-line e entrega, oferecendo atendimento veterinário e suporte completo aos tutores.

Tornar um animal um membro de sua família é um ato de amor, mas quando se trata de cães idosos ou com deficiência, esse gesto se torna ainda mais especial. O preconceito, entretanto, ainda é um obstáculo.

De acordo com a médica veterinária Virginia Barisson, que atua no Centro de Proteção Animal (Cepad), muitas pessoas evitam adotar pets com essas características por acreditarem, erroneamente, que terão vida curta ou exigirão cuidados excessivos, mas a realidade é bem diferente.

“Com o amparo adequado, muitos vivem anos felizes e saudáveis”, afirma a veterinária. Ela destaca que esses animais costumam ser mais tranquilos e dóceis, o que pode ser ideal para tutores que buscam uma convivência serena e afetuosa. “Cães jovens e filhotes possuem muita energia e demandam paciência dos tutores. Em contraste, animais idosos ou com deficiência tendem a ser mais calmos. Para eles, encontrar um lar representa uma vitória após uma vida de abandono nas ruas.”

Além do afeto, os pets adotados pelo Cepad I, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barueri (Sema), contam com atendimento prioritário na Clínica Veterinária Municipal, localizada no próprio centro. Atualmente, o Cepad abriga para adoção cães de grande porte, entre os quais o Tazz (9 anos), o Panda e o Máximos (ambos com 5 anos); cães especiais, como Zorro (10 anos) e Boris (4); e entre os idosos  Sadan, Theo e Jennifer (todos com 8 anos), além de Pomerania (13).

É fato que adotar um cachorro idoso ou especial exige sensibilidade e preparo. Segundo Virginia, esses animais não devem ser adotados por pessoas com muitos outros pets em casa, já que a adaptação pode ser desafiadora. Embora a companhia animal seja benéfica, o excesso pode causar estresse. Para garantir segurança e conforto, é fundamental adaptar o ambiente doméstico, eliminando obstáculos como escadas e pisos escorregadios. “São pequenas mudanças que fazem toda a diferença na qualidade de vida desses pets”, reforça a veterinária.

Saiba mais

A segunda chance começa com um clique

Para facilitar o processo de adoção, o Cepad I mantém um serviço on-line. Os interessados podem acessar o perfil oficial do centro no Instagram, onde estão disponíveis fotos e informações dos animais prontos para encontrar um novo lar. Por esse canal, há a opção pela adoção delivery. Após passar por entrevista e concluída a adoção, a equipe levará o animal até a casa do adotante, se estiver num raio de 30 km do Centro, que está localizado na Rua Vera Cruz, 340, Bairro dos Altos, telefones (11) 4198-0819 (WhatsApp) (11) 3164-9735.

Todos os animais disponibilizados para adoção são castrados, vacinados, vermifugados, microchipados e passam por acompanhamento veterinário. Além disso, o tutor receberá toda orientação para segurança da família. "Já doamos centenas de pets idosos e com deficiência, proporcionando a eles uma nova chance de serem felizes”, comemora Virginia.

Seu novo melhor amigo pode estar a apenas um clique de distância — e ele vai agradecer com amor para toda a vida.

Temp Temp Temp